segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sala de Estar - parte II

Continuando o tema anterior, alguns ambientes cuidadosamente escolhidos para comentários e dicas.

(imagem: casavogue.globo.com)
Nessa imagem pescada no site da Casa Vogue, é possível visualizar como criar um ambiente realmente personalizado em que o resultado final tem tudo haver com o morador. A sala é em Londres e tem como pano de fundo o branco e o azul utilizados para harmonizar as peças aparentemente desconexas, mas que na verdade demonstram a intenção de decorar sem regras, dando preferência ao garimpo de peças especialmente escolhidas e sem pressa.
(imagem: revistacasaejardim.globo.com -Otavio Dias)
Uma sala descontraída com concreto e conduítes aparentes, ganha calor com o piso de madeira e o painel de Cumaru, que também demarca o espaço de estar.  Tons de vermelho, cinza, grafismo e o tapete com cara de retalhos alegra e reforça a jovialidade do ambiente.

(imagem: elledecor.com - Candice Olson)
Neste ambiente o tom claro da madeira traz leveza  e aconchego e faz um belo casamento com a gama de marrons e azuis, equilíbrio, cor e tranquilidade. Ambiente sóbrio porém leve convida a um bom papo entre amigos.
(imagem: apartmentsilike.wordpress.com)
Aqui as grandes janelas garantem muita luz e suavidade. O charme da lareira fica por conta dos azulejos com estampa azul que dialoga com o tapete e o sofá, personagem principal desta sala por conta das inúmeras cores. Essa alegria discreta repete-se na luminária de piso, descontraída e leve como o ambiente!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sala de estar - parte I

(imagem: artezanalnet.com.br)
(imagem: artezanalnet.com.br)
 Assim como a sala de jantar, um dia o estar foi de uso único e exclusivo. Local para receber apenas visitas onde criança nem entrava! Caracteristica a muito deixada para trás, demonstra o quanto a cultura e a maneira de viver está diretamente ligada ao espaço construído e a forma como este é contextualizado em seu lay out, cores, mobiliário, texturas. Podemos dizer que muitas vezes a decoração torna-se obsoleta não porque está fora de "moda", mas muitas vezes porque não atende mais as novas necessidades.
 Hoje, o estar é total integração: receber, conviver, se divertir, curtir em familia, entre amigos... avós, pais, netos, filhos... todas as idades. Então, já captou? O segredo é versatilidade, leveza, alegria e luz!

 A sala de estar ou living pode e deve acumular funções. Ouvir musica, assistir tv, jogar videogame, ler, descansar,conversar, acessar a net e o que mais a familia precisar.
 



 Ao distribuir o mobiliário é necessário não apenas levar em conta os itens já listados mas também outras pequenas, porém não menos importantes: as  necessidades do dia a dia como onde atender o telefone, guardar CDs e DVDs, livros e até um local para deixar chaves e correspondência.




A mesa, peça central de apoio em torno da qual as pessoas irão se reunir de forma aconchegante, distribue-se sofás, poltronas, cadeiras, pufes respeitando o perfil do usuário e disponibilidade de espaço.




O cuidado em solucionar a sala é sempre redobrado, afinal de contas a sala é o cartão de visitas da casa e você não quér fazer feio, certo?
Algumas diquinhas vão ajudá-la a não se sentir tão insegura.




Por exemplo, procure respeitar ao menos 50cm de distância entre o sofá e a mesa de centro. Assim, ninguém bate os joelhos ao sentar-se e a circulação fica tranquila. Além disso, é importante ter facilidade de acesso de quem está sentado, uma mesa muito distante pode não ser confortavél. Atenção também para a proporção de altura entre a mesa e o sofá. 




Hoje em dia é dificil encontrar sofás com as medidas de alguns anos atrás. Atualmente, a média de profundidade é de 1,00m/1,10m e não mais 0,80m. Isso dificulta um pouco solucionar pequenos espaços. Mas não desanime, as versões menores ainda existem e são fabricadas por empresas voltadas para esse tipo de necessidade. Já os fornecedores das peças maiores defendem a bandeira do conforto.




Ainda falando de sofás, podemos contabilizar algumas medidas padronizadas para a largura desta peça tão importante ao estar: 1,60 e 2,20 respectivcamente dois e três lugares. Lembre-se, estude bem o espaço disponivel e não caia na tentação de comprar a famosa dupla de sofás de dois e três lugares sem ter certeza de que caberão.




E para facilitar na hora de adaptar um modelo de sofá em ambiente compacto, preste atenção nos braços. Eles podem variar de 10cm a 30cm na largura e são centimetros valiosos!




Seguindo o conceito de multiuso da sala, cuidado também na hora de comprar o aparelho de TV. Algumas regras básicas são importantes para não errar no investimento. Na postagem sobre sala de tv/home theater falaremos com detalhes sobre o assunto. No proximo post muitas imagens inspiradoras de "estar" pra você se divertir ainda mais!


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sala de Jantar


Que tal dar uma voltinha na sala de jantar? Ambiente formal ou descontraído, é cenário de encontros e reuniões onde família e amigos são sempre bem vindos.


Nossos avós, mesmo em lares mais simples moravam em casas onde a sala de jantar tinha seu próprio metro quadrado.



Em residências e apartamentos nem tão antigos  a sala de jantar tem presença garantida num cantinho só dela e muito valorizado por quem ainda prefere essa maneira de morar.



Porém, hoje com a crescente falta de espaço e consequente  super valorização do tal metro quadrado, poucas vezes há exclusividade para a sala de jantar.

Mesmo porque, culturalmente vivenciamos grandes mudanças neste aspecto. A informalidade tornou-se presente na convivência dentro de casa e a tendência em manter a integração dos espaços também cresceu.



O mais comum nos dias de hoje são os espaços para jantar e estar juntos. Mas, isso não significa que a leitura anterior sumiu definitivamente.

(imagem: decoracaoblog.com)
Se há espaço disponível, integrada ou não, o que pesa realmente é o estilo de vida de cada um.

De qualquer maneira, alguns itens são importantes para bem solucionar este ambiente.
Primeiro quesito: a sala de jantar deve ter fácil acesso a cozinha.

(imagem: tintasrenner.wordpress.com)
(imagem: lilliandecorer.blogspot.com)


A iluminação deve ser aconchegante -  de preferência indireta, seja aproveitando-se do trabalho de gesso ou utilizando-se de luminárias próprias - porém, precisa permitir boa visualização do que está sendo servido.  Aliás, a luminária é um item que ajuda a dar personalidade e estilo...



Um Buffet ou armário desenhado sob medida para suas necessidades acomoda as louças mais finas para receber amigos e familiares em datas especiais.


Uma mesa redonda ou oval promove maior integração durante a refeição. Em uma mesa com 1,25m, seis pessoas acomodam-se bem.


Mas, cuidado com o formato de mesa oval, as cebeceiras podem atrapalhar os lugares próximos e ninguém vai ficar confortavel.


Para a mesa retangular considere 60cm para cada pessoa e some mais 20cm para cada extremidade, assim as cabeceiras não ficam muito próximas das demais cadeiras.


E para pular de oito lugares para 10, basta fazer a soma sugerida, para as faces da cabeceira da mesa também.



Existem mesas menores no mercado para a mesma quantidade de lugares, por isso, antes de definir o que é o ideal, estude bem o espaço que você tem.


E para finalizar as dicas sobre os diversos formatos de mesas, a quadrada fecha a lista. Muita gente sonha em ter uma mesa desse formato em casa e acaba frustrando-sse. É mais simples acomodar uma mesa de 1,00x1,00m, porém nesta dimensão temos apenas quatro lugares.


Uma mesa para oito pessoas neste formato precisa de espaço e aí é que complica!
Se você quér ter mais informações sobre medidas, de uma olhada no post "Ergonomia".



O estilo é definido de acordo com o perfil do morador ou no caso, de acordo com o seu perfil.


(imagem: decoracaoblog.com)

A famosa dúvida: com tapete ou sem tapete?
Para bem definir o que é melhor para você, comece pensando na praticidade: tem criança pequena e/ou animais de estimação? Se for o caso, você está animada para retirar o tapete sempre que necessário para limpeza ou tem alguém que preste este serviço para você?



Se resolver que o tapete na sala de jantar é indispensável para sua vida, tenha certeza de que há espaço de pelo menos um metro da mesa até o final do tapete para que as cadeiras não enrosquem ao voltar. Para espaços menores o mínimo é de 70cm.



Para os que valorizam o convívio familiar e têm o hábito de terminar as refeições e ainda continuar à mesa batendo papo, bem resolver a sala de jantar não significa apenas escolher peças bonitas e harmonizá-las aos demais detalhes, mas significa também muito conforto.

 (imagem: decoracaoblog.com)


É neste perfil de moradia que vale investir em cadeiras de boa qualidade. Item dispendioso, considerando que para uma única mesa é necessário um número bem maior de cadeiras.


Um investimento em prol dos momentos especiais!
Vale a pena ou não vale?


Comer é  muito bom e fazê-lo em um cantinho agradavél, bem pensado, charmoso e que combina com você... Um desejo realizado!