terça-feira, 9 de outubro de 2012

Simpósio By Pólo Arqdec - Mauricio Arruda

(imagem: revistacasaejardim.globo.com)
Mauricio Arruda é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Arquitetura pela Universidade de São Paulo - USP.
 
(imagem: acervo pessoal)
Envolvido com questões sustentáveis desde sua colaboração na elaboração da Agenda 21 para Construção Sustentável nos países em desenvolvimento, apresentou no "Primeiro Simpósio by Polo Arqdec" interessante e descontraída palestra sobre "Design Sustentável Brasileiro".  Abaixo um pouco sobre a Linha José e o Projeto Pallet.
 
(imagem: acervo pessoal)
 
(imagem: mauricioarruda.net/foto: Felipe Morozini)
"Linha José  é uma família de móveis para armazenagem produzida com materiais e processos menos agressivos ao meio ambiente e uma linguagem informal e tipicamente brasileira. O eco-design da coleção contemplou a análise de toda a vida útil do produto buscando amenizar ao máximo o desperdício de energia, material e o impacto ambiental, além de preocupar-se com questões socioeconômicas e os aspectos culturais de seu uso." (texto: archidaily.com.br)
 
(imagem: mauricioarruda.net foto: Felipe Morozini)
"Linha José  buscou inspiração das feiras livres de frutas, verduras e legumes super  características nos bairros residenciais brasileiros. O aspecto informal e transitório desses espaços deu origem as estruturas de madeira com design leve e simples que carregam as caixas de plástico coloridas. O desenho dos pés é o mesmo dos carrinhos dos carregadores de papéis, lixo reciclado e dos próprios feirantes. O resultado é um móvel com identidade, consciência ecológica e simplicidade na forma e função." (texto: archidaily.com.br)
 
(imagem: mauricioarruda.net foto: Felipe Morozini)
"Todas as fases do ciclo de vida do produto foram consideradas durante o desenvolvimento do seu design. As chapas de madeira maciça de Teka possuem selo de certificação ambiental FSC - Forest Stewardship Council. A certificação florestal garante que a madeira utilizada em determinado produto é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, e no cumprimento de todas as leis vigentes." (texto: archidaily.com.br)
 
(imagem: acervo pessoal)
"Já ouviu falar das pallets, estruturas usadas para transportar mercadoria por empilhadoras, que parecem “estrados” de madeira? Na onda de reutilizar materiais, móveis feitos com pallets estão tomando cada vez mais espaço nas casas modernas, sendo utilizados na produção de cadeiras, mesas, luminárias, bancos, estantes e etc". (texto:asboasnovas.com)
 
(imagem: acervo pessoal)
"De fato, elas se tornaram tão populares, que hoje dá até para aprender, pela internet, como  criar seus próprios objetos de design feitos com pallets. A iniciativa de DIY (do it yourself, ou faça você mesmo, em português) nasceu em Londres, no Studiomama, o escritório de Nina Tolstru, criadora do projeto."(texto:asboasnovas.com)
(imagem: studiomama.com)
 
(imagem: mocoloco.com)
"Em 2009, o Pallet Project chegou ao Brasil, pelas mãos do arquiteto Maurício Arruda. “Quanto mais gente reproduzir, mais o material será reaproveitado. É o que queremos.”, diz. Além de ensinar o fazer, Mauricio também reproduz os móveis produzidos pelo Studiomama. Ou seja, dá pra comprar pronto no Coletivo Amor de Madre ou na Carbono."(texto:asboasnovas.com)