Casa Cor 2010 Rio de Janeiro/Marilene Galindo
Estamos entrando na área social da casa, seja bem vindo! E é mesmo sobre o cartão de visitas de boas vindas que vamos falar agora, lavabo. Pequeno, compacto, confortável e muitas vezes discretamente localizado, mas importantíssimo! É ele que vai passar ao visitante a mensagem de que você tem um enorme prazer em recebê-lo!
O espaço pode ser enxuto, apenas o necessário, por isso os pequenos detalhes fazem a diferença! Não se acanhe, capriche e receba bem!
Casa Cor/Caroline Lage
A tendência atual e que provavelmente perdurará por um bom tempo: desenho limpo e formas geométricas. Mas, imprimir sua personalidade é sempre mais autêntico que simplesmente seguir tendências. É aí que contratar um profissional com quem você se identifica, garante sucesso na tradução do seu estilo.
(imagem: montagem by Rocéli Rapini)
Louças e metais buscam um visual capaz de aliar simplicidade e eficiência. O branco nas louças ainda é o primeiro lugar na preferência geral, assim como o cromado nos metais.
(imagem: montagem by Rocéli Rapini)
As cubas coloridas caem bem nos ambientes descontraídos, mas devem ser usadas com muito cuidado!
O grande hit desde que foram lançadas são as cubas de apoio... ousadia e criatividade!
(imagem: montagem by Rocéli Rapini)
Destacam-se também os misturadores monocomando, que regulam a água quente e fria num movimento único. Se você quiser dar uma ajudinha ao planeta, pode optar pelo modelo com sensor, que fecha e abre a saída de água automaticamente.
(imagem: montagem by Rocéli Rapini)
As bacias estão ficando mais altas seguindo a estatura da população mundial, mas modelos modernosos como os suspensos instalados na parede, permitem essa adaptação de altura sem grandes problemas, acima dos 38cm tradicionais.
(imagem: casa abril)
Quanto a economia, ao contrário do que se acredita, a dupla bacia + válvula de descarga na parede consomem basicamente o mesmo volume de água que o modelo de caixa acoplada. No Brasil, todas as louças seguem o limite de 6,8 litros por descarga. O consumo depende mais de outros detalhes como o mecanismo, que hoje pode oferecer duas opções de descarga; a regulagem da válvula e o desenho da louça.
Como estamos falando de lavabo, a louça sanitária precisa ser caprichada. O ideal é unir beleza, conforto e economia.
No lavabo não há necessidade de revestimento cerâmico nas paredes. Proteger a área molhada já é o suficiente. O papel de parede neste caso pode ser o toque que faltava: personaliza e é charmoso. Outras escolhas criativas como o adesivo, pastilha de coco, madeira e outros, também são boas soluções. Mas, cuidado na hora de combinar materiais, estampas e acabamentos!
(imagem: washbasinfactory)
Antes de finalizar e convidar você para o próximo ambiente, um pouco de design!!!
Essa é a cuba Abisko. Inspirada na natureza e em como a água desce livremente pelas montanhas. Não tem válvula de escoamento, a água escorre até uma área no piso preparada para recebê-la. De material sintético, é resultado da colaboração entre a Companhia Eumar Santhenica (Estônia) e o Designer Johan Kauppi.
(imagem: sleeprevolution)
O Mons Lavabo Sinks criado para crianças, possui a altura ideal para elas. Do designer Romualdo Faura Bernabe, o pequeno monstro oferece atração visual, educação ambiental e segurança para os pequenos aprenderem a usar e economizar água.
(imagem: thedesignblog)
Apresentado no London Design Festival, o conjunto ecológico da Roca economiza espaço e água. O W+W (Washbasin + Watercloset) de Gabriele & Oscar Buratti, é suspenso, possui caixa acoplada, lavatório integrado e misturador monocomando. Com sistema de reutilização que filtra a água do lavatório e reaproveita na descarga da caixa, é exemplo de Eco design!!!
tem selinho pra vc no blog. Bjos
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirEstou adorando o blog, ideias ótimas!
Tenho uma duvida qto a pia de lavabo.
Estou montando meu ap, as bancadas e cubas já vieram prontas. São cubas embutidas, como posso dar uma modernizada? Daria p sobrepor uma cuba de encaixe na cuba embutida já existente?
Valeu
Leila
Olá Leila!!!
ExcluirInfelizmente não há como sobrepor cubas, o que é possível fazer é retirar a cuba embutida e instalar uma de sobrepor no lugar, precisa ter exatamente a mesma dimensão de vão. Mas, fique atenta, a cuba de sobrepor é aquela que fica apenas com as bordas por cima da pedra, as mais modernas são as de APOIO, que ficam inteiras acima da bancada. Se a sua vontade é utilizar uma dessas, o ideal é instalar uma nova bancada e que também precisará ficar um pouco abaixo da altura da atual, pois a cuba de apoio é bem mais alta e pode não ficar confortavél. Já as cubas de encaixe ou semi-encaixe são as que ficam com parte delas (a frente) para fora da bancada e as bordas sobrepostas a pedra.Também será necessário rever a pedra, mas não precisa mudar a altura de instalação.
Espero tê-la ajudado e esteja sempre à vontade aqui em nossa "Casa"! Logo novidades no Blog!
Grande abraço!!!