O granito é rocha ígnea composta por minerais como: mica, quartzo e feldspato, esses dois últimos são minerais de dureza 7 e 6 respectivamente, duas vezes mais duros e resistentes aos riscos do que a calcita (mármore). Não carbonática, também está entre as rochas ornamentais e pode ser polida. De largo uso na construção civil, é indicado para áreas internas e externas, para cozinhas e banheiros, além de ambientes comerciais. De forma geral, sua aparência é de vários pequenos pontos e manchas coloridas dissociadas, bem diferente dos veios do mármore. Mas, para facilitar a identificação, é só riscar a superfície com metal. O Mármore risca e o granito, não.
(imagem: curnane.co.uk)
(imagem: blogdareforma.wordpress.com)
Opções de acabamento:
Suas principais vantagens são:
- Material de maior dureza;
- Mais resistente a absorção de água;
- Melhor resistencia a abrasão;
Suas desvantagens:
- Em comparação aos mármores, não possui um efeito visual tão sofisticado.
(imagem: apartment)
(imagem: coresdacasa)
(imagem: designnobrasil)
Conservação:
Apesar de ser mais resistente, pode-se também levar em conta os mesmos cuidados do mármore, pois produtos abrasivos, “com o tempo”, trarão os mesmos problemas:
- Pano úmido, detergente neutro e água;
- Nunca utilizar produtos corrosivos: água sanitária, ácido muriatico (pode reagir com o ferro da pedra e facilitar o surgimento de manchas) etc.;
- Remover rapidamente óleos e gorduras;
- Pode ser usado hidrorepelente para mantê-lo imune a manchas. A venda em lojas especializadas.
- É possível recuperar o brilho do granito com a contratação de firmas especializadas, que trabalham com processos químicos de cristalização e polimento.
(imagem: obravipblogs.wordpress.com)
(imagem: kitchensunique.com)
(imagem: habituallychi)