quinta-feira, 8 de julho de 2010

Forno embutido - elegância na cozinha

Achei interessante iniciar o assunto "fornos" falando sobre uma das maiores dúvidas na hora de adquirir um. Qual a melhor escolha: forno a gás ou elétrico? Segundo minha pesquisa, ao comparar ambos, tendo como base a mesma temperatura e o tempo de cozimento de um mesmo alimento, o gasto em energia elétrica e o consumo do gás podem ficar empatados. Porém, isso varia de acordo com o Estado em que você mora e as taxas de energia elétrica exercidas. Tanto o gás como a energia podem sofrer fases de aumento ou baixa em consequência de variações na economia, no final das contas é difícil ter uma resposta decisiva.
 (imagem: delikatissendot)
O melhor mesmo é conversar com amigos e pessoas que já adquiriram um deles e formar sua própria opinião, não se esquecendo de colocar na balança seus hábitos e necessidades. Sei que não é bem uma resposta para o dilema, mas vale dizer que o conceito de qualidade de uma marca que você confia, pode valer o custo beneficio do risco.  Também descobri que os fornos elétricos muito baratos precisam de mais tempo para o cozimento, aí o consumo aumenta mesmo. Isso ocorre, porque os aparelhos mais caros são produzidos por empresas que investem no melhor aproveitamento da energia utilizada, portanto, são mais eficientes. Mas, não é apenas o consumo que pode ajudá-la a decidir o melhor para você, outras características são importantes.
A eficiência durante o cozimento é um item talvez, dos mais decisivos. Nesse caso, o forno a gás oferece a vantagem da precisão no controle da chama, o que não acontece no forno elétrico, pois sua mudança é gradual. O gás também aquece mais rapidamente que o elétrico, este último demora esfriar sua superfície e, portanto aí vai sua outra desvantagem: o aumento da temperatura dentro da cozinha. No caso de queda de energia, o fogão elétrico não tem solução, sem energia... sem comida. A desvantagem do fogão a gás é o valor, sempre mais alto em comparação ao elétrico.
(imagem: buckingham kitchen elle decor)
A instalação é outro diferencial. O Fogão a gás usa o calor da combustão de gás e o elétrico aquece uma bobina que atua sobre o alimento. Os fornos a gás precisam da saída e conexão com o fornecimento do mesmo. De preferência, o botijão deve estar do lado de fora da casa. Em alguns edifícios e condomínios horizontais ele vem pelo piso e paredes através de tubulações próprias. O fogão a gás também precisa de um ponto de energia para o funcionamento do acendimento automático, iluminação e outros acessórios que varia de acordo com o modelo. E o fogão elétrico precisa de um dimensionamento correto das instalações da sua cozinha quanto a tensão, fiação e proteção (disjuntor). Cuidado!! Ambos precisam ser próprios para 127 ou 220V, informe-se sobre a voltagem da sua cidade ou região antes da compra.

5 comentários:

  1. ola, eu queria uma opiniao estou querendo reformar minha cozinha,quero tudo planejado mais que cabe no meu orçamento a onde fica a pia tem uma janela grande do lado direito tem um porta e do lado esquerdo e a saida para copa e uma cozina media queria aproveitar todo o espaço e quero armarios bem destribuido . obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vamos começar pelo orçamento. O primeiro passo é avaliar quanto você tem disponível para investir. O ideal seria contratar um profissional para avaliar seus hábitos e confrontá-lo ao seu orçamento, com o projeto em mãos e sabendo em que vale investir é só fechar a compra em um fornecedor de confiança. Cuidado, o famoso "barato sai caro" é pura verdade!Quando um profissional indica um fornecedor é porque ele confia no serviço, acabamento e prazo de entrega.
    Muita gente prefere ir direto ao fornecedor para que este faça inclusive o projeto. É uma saída que pode não te oferecer o resultado esperado. O projeto será feito de acordo com o conhecimento pessoal do vendedor, que pode não ser dos melhores, sem se preocupar com as suas necessidades e de sua família.
    Portanto, faça como os japoneses, perca mais tempo planejando, para que a execução seja rápida e sem disperdício de tempo e dinheiro mal empregado.
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  3. Post muito bom Arq. Rocéli, parabéns! Realmente é necessário levar em conta todos os hábitos pessoais e familiares para fazer a melhor escolha dos eletros e o arquiteto é essencial nessa assessoria ao projeto. A primeira cozinha do post é da marca Securit! Vale uma visitinha no Show Room em São Paulo http://migre.me/9MWkQ .

    ResponderExcluir
  4. Como Designer de Cozinhas, o que posso dizer é que atualmente utilizo o forno elétrico por várias vantagens. 1) segurança: é muito mais seguro.
    2) Se acabar a luz você não vai ficar cozinhando....
    3) Hoje as opções dos elétricos é muito maior devido a tendência que é o elétrico.
    4) Consumo: o elétrico desliga e liga automaticamente conforme a necessidade, economizando assim bem mais, além de serem super econômicos seguindo o compromisso com a sustentabilidade. 5) não precisa aquecer antes, pode colocar diretamente. 6) ele grelha realmente 7) você doura uma torta, batatas, etc... em 2 minutos 8) até batata não se frita mais, direto no forno elétrico.....Etc.......etc.........
    Na europa para se utilizar um forno a gás tem um monte de exigências e aqui no Brasil são poucas.......cuidado com a segurança..
    Essa cozinhada foto é da Securit (participei do design) e o forno duplo é da CrissAir. Yara Cianci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yara Cianci,
      Fico feliz com sua participação aqui em nossa "casa" e parabéns pela cozinha a que se referiu! Tenho certeza que suas informações serão muito úteis para o pessoal que ainda tem dúvidas sobre que forno escolher! Obrigada por sua presença e depoimento!
      Grande abraço
      Arq. Rocéli Rapini

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo seu recado! Você já é de casa... Volte sempre!!!