segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ingrediente base da cozinha: ergonomia




O "Ôh de Casa!!" está mudando de endereço e realizando um sonho antigo. O sonho de trazer mais conteúdo com qualidade, organizado e revisado de um jeitinho muito especial. De alma e coração renovados, guarda ainda a mesma vontade de sempre: aprender e dividir. 
Os temas abordados se multiplicaram:



Você também encontrará espaços especiais, informações complementares e formas de fazer parte da nova casa:



O nome mudou um pouquinho, mas a casa continua sendo  sua também!
A postagem que havia aqui foi revisada e está morando na casa nova muito mais completa. Abaixo o link para você conferir e conhecer  nosso novo lar!!! 

Seja sempre bem  vindo , estarei esperando por você lá!





21 comentários:

  1. Me parece que essa matéria ainda não é parte obrigatória
    do currículo de arquitetura de algumas faculdades, né? rs
    Realmente sem respeitar a ergonomia não dá!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    É, na faculdade até existe projetos desenvolvidos durante o curso que obrigam os alunos a pesquisarem, porém até onde essa pesquisa vai depende mesmo do aluno!
    Uma matéria exclusiva seria bem interessante!
    Que bom que gostou da postagem!
    Volte sempre!!! E se quiser fazer parte dos seguidores, estamos de portas abertas!
    Abraço
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  3. Olá Rocéli!

    Descobri seu Blog ao procurar matérias sobre Ergonomia na cozinha. Amei o Blog e já o coloquei em minha lista de favoritos!!
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosane,
    Que bom que você gostou!
    Desculpe se demorei um pouquinho para responder seu recado... O trabanlho às vezes não dá muita trégua!
    Espero você sempre por aqui!
    Abraço
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  5. Olá Rocéli,

    Adorei o post e espero que vc possa me ajudar.
    Tenho uma cozinha americana com balcão e 2 banquetas apenas. Na época em que construímos a casa não tínhamos filhos e ela servia bem para mim e o marido. Agora com 2 crianças pequenas (3 e 5 anos) sinto que ela não se encaixa mais na nossa família. Estamos no meio de uma reforma e pensei em diminuir a altura para que ficasse parecida com uma mesa de refeições com a base de alvenaria parecida com a deste post para que todos coubessem à mesa durante as refeições pois não tenho sala de jantar. Só estou na dúvida pq a mesa exige mais espaço que a bancada pelo que li no post. Além disso, qual a profundidade de cada lado para sentar-se confortávelmente tendo uma parede como base da mesa sem ficar batendo o joelho? E qual o espaço que tenho que ter disponível para circulação já que em um dos lados da mesa é o acesso à cozinha e terá cadeiras?

    Obrigada pela ajuda e parabéns pelo blog.
    Patrícia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Patricia, que bom que gostou do blog, apesar de às vezes ficar um tempo sem mantê-lo em dia devido ao trabalho, procuro não deixar as perguntas sem respostas. Se você optou em abaixar a bancada de refeições para a altura padrão de mesa de refeição, pode utilizar as medidas indicadas no post ao qual você se referiu, pois a base de apoio da mesa, sendo de alvenaria, não será mais larga que a de um pé central de mesa tradicional. A medida referente ao espaço ideal para cada pessoa e o que deve sobrar nas extremidades, também está no mesmo post, no comentário sobre balcão... o espaço lateral é sempre o mesmo para qualquer mesa ou bancada de refeição, o que muda é a profundidade. Ou seja, a profundidade para mesa e para balcão são mais ou menos profundos, mas isso está no post também, ok.
    Abraço
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  7. ...seria bom ter um disciplina obrigatória de ergonomia não só na faculdade de arquitetura, mas na própria escola (ensinos médio e fundamental). De nada adianta o arquiteto entender tudo isso e o cliente se recusar a seguir os padrões pautados pela ergonomia.

    ResponderExcluir
  8. Sim Prix,
    É muito dificil lidar com quem não tem conhecimento e não está aberto para recebê-lo. Nosso papel acaba sendo o de informar e deixar, em alguns casos, que o cliente escolha seu caminho, porém informando-o do que seria o ideal e no que acarretará pegar outra estrada.
    Obrigada pela visita, as portas estão sempre abertas. Logo mais estarei retomando as postagens.
    Abraço
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Fisioterapeuta e estou reformando a minha casa, como na Arquitetura a faculdade de Fisioterapia não oferece ainda a cadeira em ergonomia na sua grade, o que, em minha opinião, é um erro terrível. Um bom planejamento do ambiente pode evitar vários problemas de saúde, e profilaxia é fundamental. Estava pesquisando sobre ergonomia doméstica e acabei achando o seu blog. No meu caso, também está sendo difícil lidar com quem não tem conhecimento, só que aqui sofro com o mestre de obras, pq cada vez que digo que quero alguma medida "personalizada", ele faz cara feia como quem diz que "obra não é lugar de mulher" e afirma que a minha casa ficará "fora do padrão", não sei se devo rir, chorar ou demiti-lo, afinal a casa é minha, quem financia a obra sou eu, logo o padrão deve ser o meu!!!! Rs, cada vez que levo até ele as plantas o tal "gira a cabeça" como a menina do filme "O exorcista", rs. Adorei o seu trabalho, vai ser muito útil para mim, obrigada!

      Excluir
  9. Boa tarde,
    tenho uma mesa para refeição de 78cm de altura , gostaria de por um banco alta para a mesma, mas estou na duvida da altura correta. ha alguma formula para se calcular este tipo de altura. creio que uma cadeira normal ficaria baixa, a altura medias das pessoas que a irão usar é de 1,68.
    Agradeço muito se puder responder
    obrigado

    ResponderExcluir
  10. Oi Jorge,
    Uma mesa para refeições com 78cm de altura, não está tão distante da dimensão que geralmente se usa para uma mesa confortável, que é de 76cm - para a estatura mediana, 1,68m está dentro disso. Quanto a altura da cadeira, é fato que no mercado as diferenças entre produtos pode ocorrer, pois infelizmente não há um controle sobre isso. Para uma mesa de 76cm de altura, a cadeira ideal teria 45cm de altura, como sua mesa tem apenas 2cm a mais, você pode procurar uma cadeira com 2cm a mais também, ou utilizar um futton charmoso para compensar essa diferença. Espero tê-lo ajudado!
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Ok, muito obrigado, pensei em confeccionar um banco em madeira ( simples ) tipo banco de apoio só que mais alto com altura de 58cm. você acha que ficará muito alto em relação a mesa, estou imaginando a relação de altura entre o tampo da mesa e o cotovelo do usuário. com esta relação a altura do cotovelo em media ficara de 80cm e como a mesa tem 76cm , creio que não ficaria desconfortável fazer refeições nesta mesa.
    tirei as medidas em relação a mim. distância do meu assento até o cotovelo.
    Obrigado pela resposta

    ResponderExcluir
  12. Olá Jorge,
    Você passou a altura da sua mesa como 78cm, uma cadeira com 58cm é quase a altura de um banco para balcão. Ergonomia é assunto um pouco mais complexo.É preciso também pensar na distância do piso em relação a cadeira, os pés precisam estar apoiados no chão e suas costas no espaldar, então... Para uma mesa de 78cm de altura, use apenas um futon mesmo, ok!? E se sua mesa tem 76cm, use uma cadeira com 45cm do assento ao piso. Dessa maneira você não vai errar.
    Ótima semana!
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá, Rocéli, posso tirar uma dúvida? Vou mandar fazer a mesa da cozinha e será de vidro. É melhor de 8mm ou 10mm de espessura? Outra coisa, eu e minha mãe temos 1,75cm e meu pai 1,85, qual seria a altura ideal para a nossa mesa? E qual a altura do assento da cadeira ao piso??
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lila Lucena! Tampo de vidro para mesa de refeição precisa ser temperado,é mais seguro, resistente e se comporta melhor com diferentes temperaturas. 8mm é a espessura mínima,o tamanho da mesa e seus apoios é o que definirá se há necessidade de uma espessura maior. Como cada caso é um caso, uma vidraçaria de confiança pode te ajudar. Quanto a altura da mesa, existe um padrão no mercado, mas ergonomicamente a altura da mesa varia de 0,71m a 0,76m e a distancia entre tampo e cadeira varia de 0,25m a 0,30m. Considerando que sua família não é baixa, mas também não é extremamente alta, é possível que a mesa de 0,76m seja uma boa opção e portanto, uma cadeira com cerca de 0,45m também resolva. De qualquer forma, quando falamos de conforto, falamos de escolhas pessoais, testar algumas opções em lojas de móveis pode ser um "tira dúvidas" final.
      Abraço e obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Oi Rocéli,
    Adorei seu blog. Tenho 1,60cm de altura e estou reformando minha cozinha. Realmente poucas pessoas dão importância a ergonomia! Qual deve ser a altura final do meu fogão de embutir? Eu achei alta a parte da aba que fixa o fogão no granito até a trempe, cerca de 6 cm. Por isso estou com muitas dúvidas sobre a altura da bancada de granito do fogão.

    Um abraço.
    Patricia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia, que bom que gostou do blog!!! A altura que geralmente utiliza-se para a bancada da cozinha é de 0,90m. A altura padrão deve ser revista quando a pessoa que a utilizará estiver muito abaixo de 1,60m ou acima de 1,90m. No seu caso ainda estamos trabalhando com uma altura condizente. O fogão de mesa fica acima disso mesmo, mas se você se sente desconfortável, abaixar alguns centímetros na bancada pode resolver, mas cuidado, pois a altura mais importante é a que você usa para cortar e manipular os alimentos, uma bancada muito baixa pode te causar problemas e dores. Faça um teste, uma simulação e ouça seu corpo. Abraço

      Excluir
  15. muito bom,, recomendo,,

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha visto um post tao bem explicado sobre a ergonomia da cozinha e da sala de jantar. Parabéns!!
    A minha mesa da sala de madeira de demolição tem 80 cm de altura, e as cadeiras tem 41 cm de altura nos assentos. Será que a solução seria serrar um pouco os pés da mesa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clara, tudo bem? Que bom que gostou do conteúdo! Quanto a sua mesa, cortar os pés pode ser uma solução sim, já que sua mesa é de demolição (madeira maciça). Faça isso com um marceneiro cuidadoso para que o acabamento fique legal. Aproveitando, logo logo o "Ôh de Casa!" vai mudar de endereço... Farei uma reforma geral e convido você para fazer parte da nossa nova casa. Quando tudo estiver pronto, farei algumas postagens para direcionar o pessoal para o novo endereço. Um grande abraço e obrigada pela visita!

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo seu recado! Você já é de casa... Volte sempre!!!