segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sala de Jantar


Que tal dar uma voltinha na sala de jantar? Ambiente formal ou descontraído, é cenário de encontros e reuniões onde família e amigos são sempre bem vindos.


Nossos avós, mesmo em lares mais simples moravam em casas onde a sala de jantar tinha seu próprio metro quadrado.



Em residências e apartamentos nem tão antigos  a sala de jantar tem presença garantida num cantinho só dela e muito valorizado por quem ainda prefere essa maneira de morar.



Porém, hoje com a crescente falta de espaço e consequente  super valorização do tal metro quadrado, poucas vezes há exclusividade para a sala de jantar.

Mesmo porque, culturalmente vivenciamos grandes mudanças neste aspecto. A informalidade tornou-se presente na convivência dentro de casa e a tendência em manter a integração dos espaços também cresceu.



O mais comum nos dias de hoje são os espaços para jantar e estar juntos. Mas, isso não significa que a leitura anterior sumiu definitivamente.

(imagem: decoracaoblog.com)
Se há espaço disponível, integrada ou não, o que pesa realmente é o estilo de vida de cada um.

De qualquer maneira, alguns itens são importantes para bem solucionar este ambiente.
Primeiro quesito: a sala de jantar deve ter fácil acesso a cozinha.

(imagem: tintasrenner.wordpress.com)
(imagem: lilliandecorer.blogspot.com)


A iluminação deve ser aconchegante -  de preferência indireta, seja aproveitando-se do trabalho de gesso ou utilizando-se de luminárias próprias - porém, precisa permitir boa visualização do que está sendo servido.  Aliás, a luminária é um item que ajuda a dar personalidade e estilo...



Um Buffet ou armário desenhado sob medida para suas necessidades acomoda as louças mais finas para receber amigos e familiares em datas especiais.


Uma mesa redonda ou oval promove maior integração durante a refeição. Em uma mesa com 1,25m, seis pessoas acomodam-se bem.


Mas, cuidado com o formato de mesa oval, as cebeceiras podem atrapalhar os lugares próximos e ninguém vai ficar confortavel.


Para a mesa retangular considere 60cm para cada pessoa e some mais 20cm para cada extremidade, assim as cabeceiras não ficam muito próximas das demais cadeiras.


E para pular de oito lugares para 10, basta fazer a soma sugerida, para as faces da cabeceira da mesa também.



Existem mesas menores no mercado para a mesma quantidade de lugares, por isso, antes de definir o que é o ideal, estude bem o espaço que você tem.


E para finalizar as dicas sobre os diversos formatos de mesas, a quadrada fecha a lista. Muita gente sonha em ter uma mesa desse formato em casa e acaba frustrando-sse. É mais simples acomodar uma mesa de 1,00x1,00m, porém nesta dimensão temos apenas quatro lugares.


Uma mesa para oito pessoas neste formato precisa de espaço e aí é que complica!
Se você quér ter mais informações sobre medidas, de uma olhada no post "Ergonomia".



O estilo é definido de acordo com o perfil do morador ou no caso, de acordo com o seu perfil.


(imagem: decoracaoblog.com)

A famosa dúvida: com tapete ou sem tapete?
Para bem definir o que é melhor para você, comece pensando na praticidade: tem criança pequena e/ou animais de estimação? Se for o caso, você está animada para retirar o tapete sempre que necessário para limpeza ou tem alguém que preste este serviço para você?



Se resolver que o tapete na sala de jantar é indispensável para sua vida, tenha certeza de que há espaço de pelo menos um metro da mesa até o final do tapete para que as cadeiras não enrosquem ao voltar. Para espaços menores o mínimo é de 70cm.



Para os que valorizam o convívio familiar e têm o hábito de terminar as refeições e ainda continuar à mesa batendo papo, bem resolver a sala de jantar não significa apenas escolher peças bonitas e harmonizá-las aos demais detalhes, mas significa também muito conforto.

 (imagem: decoracaoblog.com)


É neste perfil de moradia que vale investir em cadeiras de boa qualidade. Item dispendioso, considerando que para uma única mesa é necessário um número bem maior de cadeiras.


Um investimento em prol dos momentos especiais!
Vale a pena ou não vale?


Comer é  muito bom e fazê-lo em um cantinho agradavél, bem pensado, charmoso e que combina com você... Um desejo realizado!

2 comentários:

  1. Maravilhoso. Acho que você conseguiu captar a essência de um ambiente (pequeno, médio ou grande) feito especialmente para quem gosta de receber, bem, os amigos e parentes. Apesar de hoje em dia estarmos cada dia correndo mais e com menos espaço, ter um espaço como este nos faz estar em harmonia, pois quem não gosta de estar com os amigos em um ambiente confortável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que gostou! Na próxima postagem sobre "sala de jantar" reservei muitas fotos para comentários complementares e outras diquinhas.
      Abraço

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo seu recado! Você já é de casa... Volte sempre!!!