sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Estilos de decoração na cozinha

A cozinha também pode ter referências de estilos em sua concepção. Essas referências podem ser guiadas pelo clima, pela localização da residência, pelo tipo de uso ou pelo desejo do cliente. E você, já sabe qual é o seu estilo?

Rústica. Em uma versão mais urbana, com armários, mesas e cadeiras em madeira natural. As louças são armazenadas e as panelas e talheres de trabalho ficam expostos para efeito decorativo. Um charme à parte! No piso, cimento queimado e ladrilho hidráulico dão o tom e o colorido. Uma parede de tijolos aparentes também pode personalizar o ambiente!
Em uma versão mais rural, também temos os mesmos elementos, porém com um pouco mais de detalhes característicos, como o fogão à lenha, que é praticamente imprescindível! Cortinas coloridas podem substituir as portas dos armários. Para o tijolo aparente, o de demolição é uma opção bem legal... Ecologicamente correto e lindoooo!!!
Ambas aparecem em ambientes urbanos ou rurais, depende dos desejos e sonhos de cada um.
Uma versão delas pode aparecer, por exemplo, na área de lazer, onde podemos ter também a churrasqueira e até um forno para pizzas.... Quem não gosta de pizza?

(imagem: Casa e Jardim)

(imagem: Casa e Jardim)

(imagem: Casa e Jardim)



Provençal. Uma inspiração romântica resgatada da vida rural da região de Provence, na França. Madeiras brancas ou desgastadas, tecidos que retratam a vida no campo em tons coloridos, porém suaves – o toile de jouy. Uma delicadeza.










Moderna. Linhas retas em composição com vários materiais como vidro, metais, fibras, etc. Tons de madeira também fazem parte, ao contrário do que se imagina - que o branco reina sozinho. Cores nos revestimentos alegram e compõem o ambiente.





Contemporânea. Aqui, linhas retas e horizontalizadas imperam. Muito inox e vidro. Tecnologia nos sistemas de aberturas de portas e gavetas é obrigatório e lançar mão de eletrodomésticos de ultima geração é primordial. São cozinhas de alto investimento financeiro. Um pouco frias às vezes, sem muito aconchego, mas de uma composição volumétrica, quase matemática... São lindas!










Compacta. Por falta de espaço é que não vamos ficar sem uma cozinha charmosa não é mesmo? Principalmente quando os apartamentos de hoje são tão pequenos, saber resolver pequenos espaços é essencial! O segredo é valorizar a iluminação natural e complementá-la, se necessário. Cuidado com as cores! As claras refletem essa luz e ajudam a ampliar a sensação do espaço. Um projeto de marcenaria bem resolvido aproveita cada cantinho e faz da vida da cozinheira mais fácil e prazerosa!







Lúdica e/ou colorida. Quem disse que cozinha não pode ser divertida? Se a personalidade de quem a usa é do tipo alegre, gosta de misturar objetos diferentes e até brinquedos com peças de design divertido e muita cor... Ta aí, uma receita bem personalizada!
Muito colorida e quase fantaziosa, a decoração lúdica traz alegria e criatividade para a casa. Cor faz bem pra alma!



(imagem: cozinha big brother brasil)

(imagem: Studio da Lu)





Cozinha na praia. Descontraída, geralmente apresenta uso de materiais naturais como as fibras e as madeiras, mas também pode ser colorida e descolada. O segredo é ser prática! Cuidado com o fechamento dos armários, a umidade do litoral é sempre um item importante a ser levado em consideração, portas com respiração ajudam a manter aquele cheirinho característico bem longe!! Pisos e revestimentos sempre de fácil manutenção... A vida precisa ser simplificada!


(imagem: 1.bp.blogspot.com)

(imagem: chris.tehr0x.com)


High Tech. Significa, do inglês, alta tecnologia. Na decoração, representa o uso de materiais migrados das indústrias como borracha, vinil, aço, plástico, grades, tubos, telas, entre outros para os ambientes domésticos. O uso de eletrodomésticos de ponta é também característico do estilo.

(imagem: obravipblogs.wordpress.com)

 
(imagem: www.kitchini.com )

























Um comentário:

  1. Pessoal, recebi um recado sem identificação, portanto anônimo, solicitando informações, que imagino seja sobre meu trabalho e com um número de telefone para que eu ligue. Quem precisar falar comigo, peço por gentileza, enviar na postagem do comentário o endereço de mail, por onde será feito o primeiro contato e posteriormente os demais dados, por questão de segurança para ambos os lados, ok!? Afinal, não vou postar o telefone ou celular de vocês no blog.
    Agradeço a compreensão de todos.
    Grande abraço
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu recado! Você já é de casa... Volte sempre!!!