domingo, 1 de agosto de 2010

Como instalar a coifa?


O "Ôh de Casa!!" está mudando de endereço e realizando um sonho antigo. O sonho de trazer mais conteúdo com qualidade, organizado e revisado de um jeitinho muito especial. De alma e coração renovados, guarda ainda a mesma vontade de sempre: aprender e dividir. 
Os temas abordados se multiplicaram:

Você também encontrará espaços especiais, informações complementares e formas de fazer parte da nova casa:

O nome mudou um pouquinho, mas a casa continua sendo  sua também!
A postagem que havia aqui foi revisada e está morando na casa nova muito mais completa. Abaixo o link para você conferir e conhecer  nosso novo lar!!! 
Seja sempre bem  vindo , estarei esperando por você lá!

111 comentários:

  1. adorei o blog. parabens! acho mto 10 qdo uma profissional tem essa disposicao e boa vontade em dividir seu conhecimento. isso eh amor pela profissao, pelo q faz... esta de parabens mesmo!
    cristina

    ResponderExcluir
  2. Olá. sa precisar de um assistente, entre em contato. quero aprender com vc. Parabéns.

    Ass. Projetista Romualdo.
    itaipava.mcr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Romualdo, desculpe a demora em responde-lo, agradeço sua presença no blog e sua disponibilidade. Aprender já é meio caminho andado para suas conquistas. Continue assim que com certeza, terá ótimas oportunidades.
    Abraço
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  4. Respondendo a Cristina, com postagem do dia 18 de agosto:
    Obrigada Cristina, fico feliz que o blog esteja agradando e sendo util, gosto muito do que faço e me considero feliz por trabalhar com o que me dá prazer. Espero vê-la sempre por aqui, será ótimo receber seus comentários é até criticas que possam trazer melhorias para o "Ôh de Casa!", que afinal de contas, é feito pra pessoas como você.
    Um grande abraço
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  5. Rocélia parabéns pelo blog!!!!!Amei
    Gostaria de uma dica sua sobre coifas de canto, estamos fazendo a cozinha com o cooktop no canto e não vi nada parecido.
    Abraço Barbara

    ResponderExcluir
  6. Olá Barbara, tudo bem?
    A coifa de canto não existe. O que se costuma fazer é um suporte para adaptá-la ao espaço fora de padrão, prendendo-a diretamente ao teto. Outra solução é fechar o encontro das duas paredes em 90 graus com uma parede de gesso em ângulo, o que permite instalar a coifa da maneira convencional. Essa solução só não é indicada se sua cozinha for muito pequena, pois pode dar a sensação de diminuição do espaço. Outra possibilidade é a coifa de ilha, própria para instalar no teto, de valor alto devido ao acabamento de todos os lados, não oferece bom custo beneficio no seu caso. A primeira opção é mais prática e também mais econômica. Um serralheiro com bom acabamento pode ser a melhor saída.
    Abraço e obrigada por sua visita, espero tê-la ajudado.
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  7. Oi Rocéli. Legal seu blog. Estou numa duvida cruel no que fazer na minha cozinha. Mandando as fotos, voce daria uma ideia para um projeto ?$?

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcelo Porto, tudo bem?
    Via foto posso dar algumas dicas sim, faço em forma de postagem aqui no blog mesmo. Mas, se você precisar de algo mais elaborado, vou precisar de medidas e mais informações, principalemente sobre você e quem mais for utilizar a cozinha. Nesse caso, pode entrar em contato via blog enviando seus contatos (pode ser e-mail ou MSN)que anoto e não posto, por questão de segurança.
    E fico feliz que tenha gostado do blog!
    Abraço
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  9. OLÁ ROCÉLI,AMOOOOOOOOO ARQUITETURA,QUERO SER DESIGNER DE INTERIORES PQ AMO ESSA PROFISSAO
    E AMEI SUAS DICAS ,JÁ QUE ESTOU COMEÇANDO A REFORMA DE UMA NOVA COZINHA.
    EM CIMA DA MINHA CASA TEM A DA MINHA SOGRA,VAI ATRAPALHAR A SAÍDA DE AR E POR ONDE SAI?
    BJS!
    QUE DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  10. Olá Cristina!!
    Você pode resolver a saída da coifa pela lateral da casa, como se faz em apartamento. Se seu pé direito tem altura suficiente e sua coifa não está em uma parede adjacente a área externa, pode esconder o duto com rebaixo de gesso.
    Espero tê-la ajudado e siga seus sonhos, nada melhor que trabalhar no que se ama!
    Abraço
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  11. OI LINDA,AMEI SUAS DICAS.AGORA TENHO OUTRA PERGUNTINHA.BOM ,QUERO INSTALAR A COIFA EM CIMA DO COOCKTOP DE CINCO BOCAS,E QUERO SABER ONDE COLOCO A TOMADA PARA LIGAR-LA,SE É NA ALTURA DA COIFA MESMO, AO LADO?E SE DEVO QUEBRAR A PAREDE E QUAL A ALTURA DA COIFA,BJS
    DEUS TE ABENÇOE.HÁ!E QUAL A EXPESSURA DO DUTO QUE DEVO COMPRAR
    BJS

    ResponderExcluir
  12. Foi instalada uma coifa na minha cozinha e o tecnico teve que fazer um corte no inox da coifa para poder instalar pois o buraco da parede é descentralizado e com isto não cobriu a saida deixando um pedaço do duto aparecendo. Meu fogão é de canto, ao lado tenho a pia e o vitro. O que posso fazer para tampar esta abertura???? agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Oi Cristina, tudo bem? Fico super feliz em saber que o blog está te ajudando e mais feliz ainda com sua presença novamente!
    Olha só, nessa mesma postagem, logo acima, tem um esquema de onde a tomada precisa ficar e as diquinhas. De preferência dentro da "capa" do duto, não exatamente na direção do duto real. No desenho dá pra entender melhor e também tem a relação de medidas da altura da instalação da coifa. Se você está reformando a cozinha, vale a pena quebrar a parede e deixar o ponto na altura e posição corretas, assim não aprece fio. Quanto a espessura, o coocktop de 5 bocas não é muito grande, ao escolher o tamanho da coifa, compatível com o fogão, o duto será proporcional. Esse cálculo pode ser necessário se o fogão tiver uma dimensão fora de padrão.
    Boa sorte na reforma da sua cozinha e continue por aqui.
    Abraço
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, anônimo do dia 30 de outubro...rs
    Fica dificil imaginar a situação da sua coifa sem uma imagem. Por isso, não sei se conseguirei ajudar como gostaria. Se houver a possibilidade de fazer um painel decorativo para disfarçar, talvez seja uma solução.
    Abraço
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  15. OLÁ AMIGA,ESTOU AQUI DE VOLTA.RESOLVI,QUE VOU INSTALAR UMA COIFA SÓ COMO DEPURADOR.E GOSTARIA DE SABER ONDE COLOCO A TOMADA PARA LIGAR-LA,SE É POR DENTRO DAQUELA PARTE DE CIMA DA COIFA?E SE TENHO QUE MEDIR TUDO ANTES DE REVESTIR A PAREDE.BJS.E OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  16. Oi Cristina, a instalação do depurador que tem o formato de coifa é igual, só que sem o furo na parede para o duto. Assim, dê uma olhada cuidadosa na imagem acima:"esquema geral para instalação de coifa". O item denominado "ponto de energia" é a tomada. O desenho foi feito como se o duto fosse transparente, para que possa ser identificado como funciona a coifa por dentro. Nesse esquema tem inclusive medidas. Acho que não tem forma melhor de te passar essa informação. Se você notar a tomada está escondida. O correto é que tudo seja previamente definido antes de revestir a parede. Se você não tem a ajuda de um profissional pessoalmente na obra, talvez um bom eletricista possa te ajudar com as medidas. E pra te deixar mais segura, converse antes com o vendedor do produto que você vai comprar, ele pode te oferecer várias informações importantes.
    Abraço
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  17. ói,agora mais do que nunca tirei o restante de duvidas.vc é uma pessoa maravilhosa,que deus continue te abençoando sempre,pois vc merece.
    muiiiiiiiiito obrigado pelas dicas que me ajudou bastante,tirei as dúvidas que restavam.muito obrigada mesmo e continue sendo essa ótima pessoa que vc é.
    bjs jesus te ama.

    ResponderExcluir
  18. OLÁ QUERIDA!GOSTARIA DE MAIS UMA VEZ UMA DICA SUA.BOM...NA MINHA NOVA COZINHA COLOQUEI PASTILHA BEGE ACIMA DA PIA PRETA DE MARMORE E A BANCADA VAI SER IGUAL, A DO COOCKTOP,A DUVIDA É.SE POSSO COLOCAR NAS PAREDES LATERAIS CERAMICA QUE IMITA TIJOLIHO,SE FICA LEGAL OU NAO,ESTOU MUITO NA DUVIDA,MAIS TAMBEM ESTOU PENSANDO EM POR UMA BEGE BEM CLARINHO,TAMANHO 32 POR45,O QUE VC ACHA
    AGUARDO,BJS!FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  19. CARA ROCÉLI,
    BOA NOITE!!!
    PODE O DUTO DA PAREDE RECEBER UM DUTO DA COIFA E
    UM DO AQUECEDOR A GAS?
    GRATO, SÉRGIO

    ResponderExcluir
  20. Muito boa as dicas: Parabéns pela qualidade das informações passadas!

    ResponderExcluir
  21. Oi Cristina, tudo bem?
    Pois é, obra é uma correria, não é?
    Com tantas dúvidas, você já pensou em contratar um profissional, mesmo em forma de consultoria? É uma opção mais econômica pra você e pode te deixar mais segura. A questão é que existem pormenores que mesmo descrevendo, fica dificil palpitar. Detalhes que incluem cores e proporção são mais complexas. E quem prima pelo profissionalismo, não pode arriscar um chute no escuro. O ideal é que você encontre um profissional que se identifique com você e você com ele, é o primeiro passo para um resultado bem sucedido. E o segundo, que seja indicado por alguém. É um erro imaginar que contratar é gastar demais. Na verdade, o profissonal te ajudará a investir seu capital da melhor forma possível, ou seja, relação custo beneficio e economizará evitando que você gaste no que não é necessário ou de forma equivocada.
    Se precisar tirar dúvidas técnicas e que estejam ao meu alcance, continuo por aqui!
    Abraço
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  22. Olá Sérgio,
    Olha, não é uma boa idéia misturar as coisas. Cada uma das funções (gás e coifa) tem um comportamento. A coifa estará recebendo o ar diretamente do fogão, o que pode deixá-lo um pouco aquecido e o gás é inflamavél... Sugiro cada coisa em seu lugar e nada de riscos! Apesar de não estar vendo exatamente do que se trata e como se encontra a situação...separe-os para evitar um possível acidente.
    Abraço
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  23. GOSTARIA DE ME INFORMAR COMO DEVO INSTALAR UMA COISA NA MINHA CASA, MEU FOGAO É COOKTOP POREM FICOU MO CANTA DA PAREDE EXTERNA DA CASA DO LADO ESQUERDO TEM A BANCADA DA PIA JUNTA COM O FOGAO. NAO SEI COMO FUNCIONA A INSTALACAO DA COIFA A MINHA CASA É DE 2 ANDARES ACIMA DA MINHA COZINHA FICA UM QUARTO NAO POSSO INSTALA-LA COM O FURO PRA CIMA POR CAUSA DO QUARTO O FURO TERIA QUE SER SAINDO PRO LADO DE FORA DA CASA E COMO FICARIA A INSTALACAO. AGUARDO RETORNOOBRIG: LILIANE LIMA

    ResponderExcluir
  24. Olá Liliane Lima, tudo bem?
    Sua pergunta já é recorrente, várias pessoas me perguntaram a mesma coisa. Para não me tornar repetitiva, peço por gentileza, dar uma lida com carinho nos comentários já postados. Há perguntas e respostas sobre o tema. Acredito que você encontra-rá o que procura.
    Seja bem vinda!
    Abraço
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  25. ola roceli,gostaria de saber como comprar uma coifa pelo site,e se da pra instalar numa cozinha que ja existe semter que quebrar muito a parede!....
    aguardo sua resposta
    ah...e achei muito bacana seu blog,parabens!!
    abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá!!!
    Bom, para comprar uma coifa pela internet, aconselho você dar uma olhada pessoalmente em lojas para conhecer melhor as opções disponiveis no mercado. Em seguida, pesquisar valores em sites de venda confiáveis. Para fechar o negócio, basta escolher a forma de pagamento e seguir o processo, que costuma ser auto explicativo.
    Se não há saída externa para a coifa, será dificil instalá-la sem quebrar, mas se você escolher utilizar a coifa no modo depurador, só é preciso ter uma tomada alta, na direção do duto da coifa para que a fiação não apareça. Qualquer dúvida sobre isso, pode dar uma olhada nessa mesma postagem, onde você deixou seu comentário. Tem dicas bem legais!
    Que bom que você gostou do blog, espero que continue visitando-o, pois a casa está aberta!
    E se quiser fazer parte dos "Antenados" o blog "ôh de Casa!!" agradece!
    Abraço
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  27. Olá Roceli, gostei tambem do seu blog. Tenho uma pergunta: minha cozinha é grande (25m2) e tem janelas (3) que possibilitam circulação de ar (vento) na mesma.O depurador tradicionalmente encontrado no comercio Suggar (baratinho) nao consegue sugar a gordura! Ela se espalha por toda cozinha. Melhora um pouco quando fecho as janelas, mas o calor onde moro é grande e nao da pra fazer isso a cada fritura. Voce acha que um depurador de melhor qualidade e vazão teria um desemptnho melhor? ou seja uma capacidade maior de sugar os vapores? Obrigada, Lenira

    ResponderExcluir
  28. Primeira vez aqui e adorei.
    Estou pensando em comprar uma coifa, mas eu moro em casa alugada, será que compensa?

    Bjss

    ResponderExcluir
  29. Oi Lenira,
    Sim, provavelmente o aparelho que você tem hoje não aguenta dar conta do espaço de 25m2. Marcas que investem mais em tecnologia, oferecem produtos melhores. E até fazendo uma comparação entre o depurador e a coifa, esta última é ainda mais eficiente se tratando de gordura, pois retira tudo para fora do ambiente. Ah! E não se esqueça, é preciso lavar sempre a grade do depurador.
    Abr.
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  30. Oi Amanda Paula,
    Se você comprar o modelo que trabalha como depurador, poderá usá-lo com ou sem o duto e levá-lo embora quando mudar. Assim, será depurador ou coifa, dependendo da situação.
    Abraço
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  31. Adorei o blog....una duvida: vale a pena comprar una cofia e usar-la no modo depurador? Nao seria melhor comprar um depurador? Ou a coifa no modo depurador e mais efectiva que um depurador?

    ResponderExcluir
  32. OI Rocéli, é a primeira visita. gostaria de saber se eu posso adapitar minha coifa de parede por uma de ilha? Norma.

    ResponderExcluir
  33. OLÁ ROCÉLI, ESTOU CONSTRUINDO E ESTOU NA FASE DE COMEÇAR O ACABAMENTO É UM PRÉDIO COMERCIAL COM MINHA CASA EM CIMA. FIZ UMA ÁREA COZINHA SALA DE JANTAR E SALA DE ESTAR TUDO JUNTO, ESTOU SEM PLANEJAMENTO PARA COZINHA, QUERIA FAZER A COZINHA COM BANCADA DE COZINHAR E LAVAR DE FRENTE A SALA DE JANTAR PARA FICAR MAIS ÍNTIMO, MAS TENHO MEDO DE ERRAR, QTO A COIFA É MESMO NECESSÁRIO, MESMO NUM AMBIENTE AMPLO E VENTILADO? ACHO ELA UM POUCO EXAGERADA, O QUE PODERIA ME DIZER A RESPEITO? A PROPÓSITO MUIITO LEGAL SEU BLOG!!! PARABÉNS - MARLI - TAPEJARA - PR

    ResponderExcluir
  34. OLá Rocéli... td bem???

    Tava precisando de dicas sobre coifas de ilha e tive a sorte de cair justo em seu blog, que por sinal é excelente,onde aproveito oportunidade para agradecer por compartilhar conoscoleigos - (eu pelo menos sou um). Tenho várias dúvidas e gostaria de dicas de uma boa coifa de ilha, com preço mais acessível, pois já vi várias na internet e tenho medo de finalizar compra e depois não atender no que preciso. To achando muito complicado a saida de dutos, dae pensei em utilizá-la somente como depurador msm. o cooktop ficara mais ao centro da cozinha (casa), e queria dica das etapas para instalação. Obrigado ...

    ResponderExcluir
  35. Ola Roceli
    tenho uma pousada e estou reformando a cozinha, meu fogão industrial é de 8 bocas (ilha), encomendei uma coifa de 1,50 x2.00m , o forro está rebaixado para 2.45m, qual seria a distancia ideal entre o fogão de 0,80 e a coifa ? muito obrigado por sua resposta. jose ignacio (pousada Bahia Boa), aproveito para convida-la com excelente desconto.

    ResponderExcluir
  36. Alexandre Andrade "futuro arquitéto"11 de julho de 2011 às 22:31

    Olá Rocéli gostaria de saber se as coifas precisam de um sistema elétrico para puxar o vapor ou gordura, como um depurador, ou se são como uma chaminé do papai noél sem nada?

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  37. olá, desejo colocar uma coifa de ilha em minha cozinha, como é esse duto, minha cozinha ja esta pronta è de laje, tenho que perfurar a laje, e o duto vai para onde, tem que vazar o telhado tambem.

    ResponderExcluir
  38. Oi querida!
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog, muito útil suas informações!!!
    Minha pergunta é a seguinte: tenho o fogão instalado encostado na parede, e acima dele fica um vitrô grande, o q não me permiti instalar o depurador, vc saberia me informar se existe um depurador para instalação na parede lateral esquerda ao invés de instala-lo na parede de fundo??? Algum suporte ou algo parecido?? Muito agradecida...

    ResponderExcluir
  39. Cara Rocéli
    Existe algum problema em utilizar coifa do tipo churrasqueira, em apto? Meu marido está pretendendo colocar uma dessa no nosso, sendo que moramos no último andar do prédio. Aguardo retorno. Att

    ResponderExcluir
  40. ola roceli gostaria de saber se posso adptar uma coifa de parede na ilha muito obrigado
    paula

    ResponderExcluir
  41. por favor me ajuda ja comprei o fogao cooktop e agora to sem saber pois a coifa de ilha custa muito caro sera que consigo adptar uma coifa de parede na ilha
    muito obrigado bjs paula

    ResponderExcluir
  42. Olá Rocéli!! adorei ter achado teu blog por que me surgio como uma luz no fim do " DUTO", minha duvida é sobre coifas e depuradores, eu comprei uma casa novinha em folha e quero colocar uma coifa ou depurador mas não sei como fazer com o Duto é que minha casa é germinada com outra e eu ja coloquei gesso em toda casa e nem tem como puxar pelo forro e levar para os fundos da casa por causa da altura e das calhas o jeito era sair pelo telhado, mas o caso é que não me agrada ter que furar o gesso e atravessar as telhas, penso que é mt mão de obra com instalações que não são nem um pouquinho baratas, então gostaria de saber se a coifa no modo depurador é melhor que os depuradores tipo Sugar??? Desde já aguardo tuas orientações para poder comprar o que for melhor. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  43. Olá Marli!
    Apesar da demora em responder, espero poder ajudá-la. Se você optou em construir todos os ambientes juntos, mesmo ventilado é necessário ter ao menos um depurador como apoio, principalmente se há em seu habito diário o uso de frituras. Se a área do fogão ficará de frente para a sala, cuidado com o acabamento da peça que ficará voltada para ela e nesse caso o ideal seria a coifa de ilha, porém, esta é bem mais dispendiosa. Mesmo tendo boa ventilação, avalie se em dias de chuva, essas aberturas também poderão se manter em uso, aí sim, é possível pensar em não utilizar um depurador ou coifa.
    Abraço
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  44. Respondendo a Paula e a Norma:
    Não é uma boa idéia adaptar a coifa de parede na ilha, pois cada uma possui suas próprias características necessárias para cada local. Dá uma olhadinha no post abaixo:
    http://rocelirapiniarqdecor.blogspot.com/2010/05/publicacao-revista-in-focus-maiojunho.html
    Abraço
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  45. Olá Júlio César, fico feliz que esteja encontrando o que precisa aqui na nossa Casa!
    Bom, se você acha mais prático optar pelo depurador, ok, o ideal é que a escolha venha sempre de encontro as necessidades e expectativas de quem vai morar. Quanto à instalação a resposta é simplérrima.... siga o manual do produto...rs. Parece bobagem, mas o ideal é isso mesmo, pois há algumas pequenas diferenças entre um fabricante e outro. Como profissional sempre e invariavelmente, estudo cada manual para que no momento da instalação, não falte pontos de energia no local correto ou haja outros problemas.
    Abraço
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  46. Olá José Ignacio!
    É só dar uma olhadinha com calma neste mesmo post, há um desenho esquemático com as medidas e a que pode ser alterada de acordo com o pé direito é a altura do duto, a distância entre fogão e coifa é essa mesma.
    Obrigada pela visita,
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  47. Oi Alexandre Andrade,
    As coifas, como o próprio post demonstra, necessitam de um ponto de energia para funcionar, portanto, por aí o Papai Noel não passa não! rs
    Obrigada pela visita,
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  48. Olá anônimo...
    Você pode fazer o caminho do duto para a parede lateral (onde será feito o furo) e não em direção ao telhado. O duto fica preso na laje e você pode deixá-lo a vista se a intenção é dar um ar industrial à cozinha ou rebaixar com gesso para escondê-lo. Do lado de fora, você usa o acabamento próprio para a saída da coifa na parede. Para mais detalhes, é só dar uma olhada com calma no post “ Como instalar a coifa?”.
    Obrigada pela visita.
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  49. Oi Elisângela,
    Então... Para comprar, até onde eu sei, as peças são para instalação convencional na parede ou no teto. No seu caso, talvez a solução seja uma coifa sob encomenda (pois o depurador sob medida será complicado), ou um suporte feito com um bom serralheiro para o depurador, neste caso, ele pode ter uma idéia do que fazer durante uma visita à sua casa. Porém , não se esqueça, o vitrô precisa ter espaço para ser aberto.
    Obrigada pela visita e seja sempre bem vinda!
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  50. Oi Priscila,
    Não sei se você está perguntando se pode coifa de churrasqueira para a cozinha do apartamento ou para uma varanda... No caso da primeira opção, não há problema, desde que seja em inox e com motor para sucção da fumaça e do cheiro para fora, apesar de achar que é uma peça um pouco pesada visualmente para uma cozinha.
    Obrigada pela visita!
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  51. Oi Ester, tudo bem?
    Dá uma olhadinha no link do post abaixo:
    http://rocelirapiniarqdecor.blogspot.com/2010/07/coifa-ou-depurador.html
    Abraço e obrigada pela vista!
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  52. Oi gente!
    Colokei meu cook top com um lado encostando na parede e fiz uma caixa de lambri emcima dele cm se fosse uma caixa c a boca pra baixo. Comprei um exaustou na leroy e colijei na parede lateral q da pra fora. Resultado: a caixa colhe a fumaça q é sugada peli exaustor.
    Custou muito barato e todois q aki vem eu mostro a eficiencia acendendo im incenso. Ninguem ba sala sente o xeiro!

    ResponderExcluir
  53. Boa noite, estou para instalar uma coifa de teto na minha cozinha, mas estou com uma dúvida. No meio da minha cozinha tem uma viga que passa em cima da ilha onde vai ficar o fogão, essa viga tem 34cm de altura a base, que fixa a coifa, tem em média 65 cm existe a possibilidade de cortar essa base uns 30 cm para ficar na altura ideal para meu fogão?

    Atenciosamente;

    VBrugger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Sugiro, independente de qualquer coisa, tomar muito cuidado ao utilizar uma viga para qualquer outra coisa que não seja para desempenhar seu próprio papel: estruturar a cosntrução.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  54. Olá bom dia, adorei o site. Estou querendo compra uma coifa ou sugar, sendo que o apartamento não e meu, não tenho nenhum duto ara fazer a instalação, então existe uma coifa que instala na parede apenas, o que posso fazer para diminuir a gordura e fumaça da minha cozinha.

    Um abraço saudoso
    Aguarda retorno

    Glaucea Gondim Gama
    mariaflordelyz@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucea,
      Dá uma olhadinha nos posts sobre Coifa e depuradores, tem muita informação sobre suas dúvidas e outras dicas também.
      Grande Abraço

      Excluir
  55. Oi Rocéli, tudo bem.
    Estou um pouco confusa, pois agora que decidi colocar a coifa de parede, pois o meu fogão é daqueles tradicionais, encostados na parede. Queria saber de você se é necessário estar quebrando a laje, pois a minha cozinha não tem saída a mais próxima é a porta.Queria que você de desse um exemplo para que eu possa estar mostrando para o pedreiro.
    Agradeço a atenção. e seu blog nos ajuda muito.
    Um grande abraço, e sucesso.
    Bjus. Att
    Mirela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirela,
      Se não há possibilidade de usar uma parede próxima para a saída do duto e você vai utilizar a peça como coifa mesmo, a saída pela laje é possivel mas, o duto terá que chegar até acima do telhado, como se fosse uma lareira. Cuidado com o processo de abertura da laje e cuidado também com o acabamento no telhado, para não acarretar vazamentos em dia de chuva.
      Abraço e espero ter ajudado.

      Excluir
  56. Olá! Parabéns pelo blog. Tirou minha dúvidas de forma rápida e eficiente. E evitou uma grande dor de cabeça, meu apartamento é novo e o teto é rebaixado no lugar que pretendia instalar a coifa, ao verificar o manual técnico vi que se trata de gesso. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei!
      E o manual técnico é uma ótima referência sempre que precisar, muita dor de cabeça pode ser evitada com uma olhadinha nele.
      Abraço

      Excluir
  57. Olá gostaria de saber se mesmo morando em uma casa simples com telhado de brasilit, posso instalar uma coifa?
    Desde já fico agradecida.
    Sem mais Patricia Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patty,
      Sim é possivel desde que você instale a coifa na parede. Se o recorte do telhado para a passagem do tudo não oferecer bom acabamento, passe o duto pela parede mais próxima da coifa e que vá direto para fora da cozinha.
      Abraço e obrigada pela visita!

      Excluir
  58. coifa sem dulto resolve?
    Vou conseguir tirar o cheiro, pois no meu condominio não é permitido furar estrutura do prédio.
    Qual a melhor solução? ou o melhor no meu é não adotar a cozinha americana?

    ResponderExcluir
  59. Olá Rodrigo,
    Fico feliz pela sua presença em nossa "Casa", fique à vontade!
    Quanto a sua dúvida,a coifa sem duto funciona como depurador e se você costuma fazer fritura em casa, a cozinha americana não é mesmo uma boa idéia. Dê uma olhada com calma na postagem acima e você encontrará essa e muitas outras informações.
    Abraço

    ResponderExcluir
  60. Olá Rocéli,
    Gostei muito do seu blog, excelente iniciativa compartilhar seu conhecimento e experiências com outros.
    Não sei se você já se deparou com uma situação dessa:
    Adquiri uma coifa de inox de 60cm mas no meu apto o fogão está projetado sob uma janela de aluminio (L=1,20 x A=1,10) aparentemente daria para instalar a coifa direto no caixilho da janela na parte que divide os dois vidros fixos, fazendo um furo traspassar do outro lado e depois fixá-la com um parafuso e porca. Minha receio é o seguinte: será que a janela suportará o peso da coifa que é de aprox. 8 kg? Existe alguma outra solução para este caso?. Agradeço se puder dar alguma dica e parabens pelo trabalho. Marcelo Rolim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,
      A janela não é um bom lugar para instalar a coifa. O ideal é mudar a posição do fogão ou não instalar a coifa, afinal, a janela está bem próxima.
      Abraço

      Excluir
  61. Olá Rocéli, adorei seu blog. Perfeito...
    Estou com a mesma dúvida que a Mirela. Quero instalar uma coifa na minha cozinha mas ela é forrada com laje e a parede que está o fogão dá para a area de serviço. Se eu furar a larje tenho que furar o telhado tambem? E o acabamento do telhado para evitar goteiras e infiltração das chuvas ? Pode me dar uma ideia?
    Obrigada
    Francisnete

    ResponderExcluir
  62. Olá Rocéli,
    muito obrigada pelo seu blog que anda ajudando muita gente.
    Mandei fazer minha cozinha com um péssimo profissional(foi indicação) que me deu muita dor de cabeça, até processo no procon teve.
    Comprei um depurador Slim da Fischer e o marceneiro não fazia idéia de como instalar e apenas embutiu no armário da cozinha, acontece que quando eu o ligo, entra uma grande quantidade de ar dentro do armário fazendo com que umedeça e embolore. Será que ele instalou errado ? Esse depurador tem um buraco no meio e eu achava que era para colocar uma espécie de cano e jogar para fora o ar.
    Desculpe a forma escrita, mas não consigo me expressar direito, se você não entender tento explicar novamente de outra forma!
    Muito obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taty,
      Se o depurador tem um "cano" para saida, então é coifa...rsrs. Mas, o ideal é entrar em contato com um instalador credenciado, pois na sua situação fica dificil te ajudar sem ver. Ele poderá dizer o que está errado e orinetá-la para corrigir.
      Abraço

      Excluir
  63. Bom dia Rocéli! Estou entrando em contato para te fazer uma pergunta básica. Moro em casa, com forro de madeira. Estou trocando minha cozinha e nessa cozinha preciso instalar uma Coifa de Ilha. Pelo que vi no seu Blog, as coifas de ilha não podem ser instaladas em Forro de Madeira ou Gesso. É isso mesmo? Não existem possibilidade de adaptar isso colocando algum reforço na parte que a Coifa será instalada? Preciso dessa informação ou o que voce indicaria para fazer essa instalação ou qual outro tipo de aparelho poderia instalar em forro de madeira. Muito boa suas dicas sobre como proceder. Espero sua resposta. Abraços e continue sempre nos ajudando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdir,
      O ideal e mais seguro no seu caso é entrar em contato com um instalador credenciado, que conhece as exigâncias para instalação da coifa que você escolheu e assim sugerir alterações possiveis. Do contrário, você corre o risco de perder a garantia por mau uso ou erro de instalação.
      Abraço
      Arq. Rocéli Rapini

      Excluir
  64. Olá Rocéli, adorei seu blog!! Parabéns pelo seu trabalho! O que você me diz sobre uma parte da coifa ficar em frente ao vitrô? Estou começando agora a fase de acabamento da minha casa e já preciso decidir onde vou colocar meus eletrodomésticos para poder fazer as instalações elétricas. Analisando o espaço da minha cozinha, o ideal seria eu colocar meu fogão ou cooktop ao lado da pia, sendo assim a coifa atrapalharia um pouco o vitrô, pois em média elas medem 1m de altura. Já pensei em colocar meu fogão de canto e fazer a parede em gesso como você citou acima, só não sei se ficaria bom, pois minha cozinha mede 4x3m, mas além disso tem mais 2,55x3m de copa. Gostaria de uma opinião sua por favor. Desde já agradeço sua atenção. Sucesso pra você! Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália, tudo bem?
      A coifa na frente da janela não é a melhor solução,em uma situação como essa, uma ideia é alterar a posição do fogão mesmo, mas fica dificil palpitar sem conhecer sua cozinha. O fogão e a coifa de canto pode ser uma solução, mas a cozinha precisa ser espaçosa. Você já deu uma olhada no post "Cozinhas e suas possiveis soluções"?
      http://rocelirapiniarqdecor.blogspot.com.br/2010/02/cozinha-e-suas-possiveis-solucoes.html
      Talvez te dê alguma luz!
      Abraço

      Excluir
  65. Ola Rocéli!Parabens pelo site!Gostaria de saber se posso instalar a coifa com forro de pvc com saida vertical ate o telhado.Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  66. Oi Sheila! É possivel instalar a coifa com forro de PVC, assim como se instala a coifa com forro de gesso. Ela deve ser presa na laje e não no forro, este é apenas um acabamento e não elemento estrutural e portanto não comporta peso. Espero tê-la ajudado e obrigada pela visita!
    Abraço

    ResponderExcluir
  67. Oi Rocéli, tudo bem?!
    Inicialmente quero lhe parabenizar pelo blog e pela atenção que você tem ao responder todas as dúvidas dos internautas.
    Bem, como todos também tenho muitas dúvidas e uma delas é sobre a instalação da coifa, pois não sei qual profissional faz esse serviço.
    Nas minhas férias irei reformar cozinha e sala de jantar e já estou buscando informações antecipadamente.
    Obrigada.
    Atenciosamente,
    Jacinta Macena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacinta, tudo bem?
      O profissional que instala coifas é o mesmo treinado para manutenção. Você pode verificar na lista de autorizadas da marca adquirida e entrar em contato para confirmar esta prestação de serviço.
      Abraço, obrigada pela visita e uma ótima Páscoa!!!

      Excluir
  68. Olá, comprei um apartamento na planta e em março é a entrega das chaves. então estou planejando tudo pra ficar tudo ok antes. Gostaria de saber duas coisas:
    1- a cozinha é retangular e bem pequena, então quero transformar a sala de jantar em uma espécie de cozinha gourmet... digo 'espécie' porque o que terá é o balcão com o cooktop e a coifa. Nesse caso, posso comprar uma coifa de ilha com depurador e instalar de maneira que só o depurador funcione?

    2- você trabalha fazendo projetos baseado somente na planta? se sim, gostaria que você fizesse o projeto do meu apto. Fica mais fácil pra comprar as coisas e planejar, já que a grana é curta.

    aguardo contato...
    (cmr.vendas@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia (não sei seu nome),

      Que bom que o blog tem ajudado tanta gente! Fico muito feliz com o resultado!
      Respondendo suas perguntas...

      Você pode sim utilizar uma coifa de ilha que funcionará apenas como depurador, hoje é muito comum os modelos “2em1”. A coifa de Ilha chega a ser 3 ou 4 vezes mais cara que uma coifa de parede, mas pode valer a pena o investimento, se isso vai fazer a diferença na maneira como você vai usar a sua casa.

      É possível desenvolver projetos apenas na planta, só é necessário ter em mente que as medidas devem ser sempre verificadas pelos fornecedores antes de fechar uma compra, pois a exatidão milimétrica fica comprometida. No entanto, a verificação de medidas in locu é de praxe em qualquer execução de projeto. O segredinho é fazer uma revisão geral com a planta original nas mãos e uma trena.

      Há duas maneiras de solucionar isso, eu mesma fazer a medição, ou enviar um “esqueminha” para que você ou alguém reveja esses detalhes, pois a planta apenas não é o suficiente, será preciso as medidas das elevações, ou seja, tudo que você não vê em planta. Também é importante muitas fotos para que eu possa ver detalhes que em planta e medidas não são possíveis.
      Espero tê-lo ajudado.
      Abraço

      Excluir
  69. para a instalacao de uma coifa de ilha os dutos ele atravessa a laje e necessariamente tem q atravessar o telhado eparabens pelo seu blog e antecipadamente agradeco

    ResponderExcluir
  70. Olá Jefferson, o conceito da coifa é de eliminar a fumaça e os cheiros levando-os para fora do ambiente, portanto é necessário que o duto tenha saída externa. Se não passar pelo telhado precisa sair pela lateral da casa. Abraço

    ResponderExcluir
  71. Prezada Rocéli Rapini:
    Estou encantada com o seu blog. Muito bom, parabéns. Gostaria de saber se posso, ao instalar a minha coifa, furar um buraco no gesso e deixar o duto entre o gesso e a laje?
    Obrigada
    Rita Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita Maria, fico feliz que esteja gostando do blog, faço com muito carinho pra vocês!
      A sua pergunta na verdade é a melhor solução para coifas com dutos, e de qualquer forma o ideal é prendê-lo mesmo na laje e não por baixo do gesso. Levar o duto através do gesso vai deixar a cozinha mais leve e clean. Pode seguir nesse caminho! Abraço

      Excluir
  72. Boa noite Rocéli,
    Estou em um belo dilema: minha casa foi projetada para a instalação de uma coifa de ilha, de forma que o duto de exaustão fique sobre o gesso, lenvando à saída na parede. O que ocorre é que não tenho como furar a viga para passagem do duto para a área externa da cozinha. Se eu fizesse a saída por baixo da viga, considerando um duto retangular com 15 ou 20 cm de altura, ou circular com 15 ou 20 cm de diâmetro, e que do piso à base da viga a altura é de 2,70 m, o forro de gesso, acredito eu, ficaria muito baixo.
    Pela sua esperiência, qual seria a melhor solução?
    Desde já agradeço a antenção,
    Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo,
      Vamos lá... Se a distância entre piso e viga é de 2,70m, significa que um rebaixo de gesso de 20cm resultará em um pé direito de 2,50m, dimensão comum em apartamentos hoje e considerado o mínimo possível, mas não é exatamente a solução mais agradável. Para não ter uma cozinha sufocante, você pode fazer um rebaixo de gesso de maior altura apenas na área necessária para a saída do duto, criando um desnível entre forros que destaque a ilha e mantenha o restante no projeto original. Resolve o seu problema e ainda mantém o conforto de um pé direito de 2,70m no restante da cozinha. Se você não tem um profissional te auxiliando, converse com o gesseiro, quem sabe ele tem algum trabalho nesses moldes que você possa ver a avaliar o resultado!
      Espero tê-lo ajudado!
      Seja sempre bem vindo!

      Excluir
  73. Bom dia, Rocéli!
    Gostaria de sua ajuda se possível..
    Comprei uma coifa de 90 cm para um projeto da cozinha..porém na hora de assinar o projeto não verifiquei que eles tinham colocado toda informação com uma coifa de 70 cm...tentei a troca na loja e nada..nesse caso teria alguma solução? corte de coifa, sei lá....
    grato por sua atenção
    Adalberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto Madureira,
      Cortar a coifa ou desmontá-la para adaptá-la ao espaço não será produtivo. Incompatibilidade de espaço é algo bem complicado de se resolver. Não sei em que ponto estão as coisas no quesito execução, mas se não é possível revisar as dimensões dos armários e do próprio fogão, infelizmente não há muito o que fazer. Uma possibilidade é usá-la maior mesmo, centralizada no fogão, mas isso depende da solução dos armários...nem sempre as coisas podem ser adaptadas. No pior caso, desapega, vende para não perder todo o investimento e compra uma coifa compatível... não é exatamente uma solução, mas uma maneira de digerir e seguir em frente.
      Abraço e boa sorte.

      Excluir
  74. Olá, vi que disse que o ideial é que nÃo instale com madeira por conta do peso. NO meu caso o duto ficara na chumbado na lage ( entre isopor e madeira) , isso é perigoso, poderia pegar fogo ?
    Quanto ao peso nao me preocupa, pois já consegui resolver isso, mas temo que o duto aqueça e pegue fogo, é possivel que isso acntecça ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, não é indicado instalar o peso da coifa no forro de madeira, mas o contato entre os materiais não tem problema . A coifa não tende a esquentar como você imagina, ela é apenas passagem de ar e odores sugados para fora da sua casa. Mas, se você ainda ficar em dúvida, consulte a empresa de quem comprou o produto ou a assistência técnica do fabricante.
      Abraço

      Excluir
  75. Boa Tarde, estou construindo minha cozinha e antes de comprar minha coifa gostaria de saber mais sobre a instalação e como já vi em alguns comentários anteriores também pensei em fazer o duto entre a lage e o forro de gesso, mais meu cooktop ficará em uma parede que fica a 1,30m de distãncia mais ou menos da parede lateral da casa onde deverá sair o duto para a parte externa, gostaria então de saber se esta distância não irá interferir do desempenho da exaustão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, tudo bem? 1,30m não é tanta distância assim, mas quanto maior essa distância, menos eficiente a coifa se torna. Tudo certo.
      Abraço

      Excluir
  76. Oi Rocéli, tudo bem?! Eu gostaria de tirar uma dúvida com você, se possível. Eu decidi quebrar uma parede para poder deixar a cozinha e a sala integradas, porque eu e meu marido gostamos muito de cozinhar para os nossos amigos. Eu queria fazer uma cozinha em formato U e acabei precisando invadir um pouco da sala porque meu marceneiro disse que dentro dos 2,05 metros que eu tinha eu não aproveitaria os móveis adequadamente. Ok, trabalho feito, e agora me deparo com a viga da parede que foi quebrada a 20cm da borda da bancada (que tem 64cm), onde iria minha coifa de ilha. Como essa viga vai ficar escondida com o gesso rebaixado na largura da bancada eu não me atentei a ela antes, mas agora percebi que ela vai ficar no caminho da coifa. Você acha possível encaixar uma coifa nessa situação, já que minha coifa vai ser usada apenas para circulação?! Eu preciso de que altura abaixo do gesso pra aquela parte onde sai o ar que circula? Meu único consolo foi não ter comprado a coifa ainda, mas adoraria poder manter a coifa na minha cozinha. Agradeço sua atenção e parabéns pelo seu site!! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela Ramos, o primeiro passo é pesquisar modelos com a trena em mãos e com as medidas do espaço (altura) que você tem disponível no bolso. Procure ir em lojas especializadas e com atendimento personalizado, você será atendida por consultores treinados que poderão te auxiliar. Grandes lojas não oferecem esse tipo de atendimento. Assim, será possível solucionar seu problema adquirindo o produto certo e também com informação sobre onde será possível cortar o duto. Abraço.

      Excluir
  77. Olá boa tarde, tenho uma coifa Cadende CFA390, não tinha observado que ela era de parede, só que não posso usá-la na parede porque o cooktop já está embutido no meio do meu balcão americano. Tem possibilidade de adaptá-la como ilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente adaptar esse tipo de produto para um uso diferente do que foi fabricado vai resultar em remendo. Não recomendo. Abraço.

      Excluir
  78. Oi Rocéli gostei de seus comentários, mas não lí todos. Gostaria que vc me orientasse. Estou planejando a instalação de uma coifa de ilha , a saída de ar pode ser feita para ambos os lados ? , Qual a distância comparado com a medida do duto para o funcionamento correto ? ,como ela é presa no teto ? ,aguardo sua resposta e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor Oliveira, o blog "Ôh de Casa!!" está mudando de endereço e sua pergunta é recorrente e complexa para ser respondida aqui, nos comentários. Para a "Casa" nova venho preparando muitas postagens legais e mais completas e sobre coifas é uma delas. São mais de 20 perguntas e respostas com dicas e imagens para ajudar. Peço paciência e espero você no novo endereço! Um grande abraço e mil perdões se, por hora, não é possível ajudá-lo.

      Excluir
  79. BOA TARDE, olha li e reli os comentarios e suas orientações, mas estou com uma duvida horrivel, a pelo menos tres anos estou penando aqui em minha cozinha. Bom ela mede cerca de 37 metros ao todo. meu cook é de cinco bocas e fica no centro junto com a pia e uma bancada, eu recebo muitas visitas e cozinho bastante. Não consegui terminar de fazer os armarios e outros arranjos, pois nem tenho coragem a gordura é demais. Dá uma pena, pois não vejo a hora de ver minha cozinha prontinha mas... até que eu não consiga resolver o problema com uma coifa que de verdade dê conta do recado não vale a pena investir nos moveis e acabamentos. A beleza da coifa na verdade pra mim não é importante, pois depois eu vou brincar com a criatividade e deixa-la com a minha cara. Mas preciso de algo que funcione e que não me custe os olhos da cara. O que vc me aconselha. bjs querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel Morini, tudo bom? Olha só, considerando o tamanho da sua cozinha o melhor é investir na qualidade, que infelizmente, não custa pouco. Qualquer produto vai ter um custo e quanto mais barato, menos tecnologia está envolvida, seja em relação as suas funções, seja em relação aos materiais e acabamentos. Uma saída talvez, seja pesquisar os fabricantes de coifas para restaurante, que não são tão bonitas, mas fabricadas para aguentar uma demanda maior. Abraço e, aproveitando... Quero convidá-la para conhecer a nova "Casa", o blog está mudando de endereço e logo vamos inaugurá-lo. Espero você lá com muitas postagens novas e as antigas super hiper completas! Estarei postando informações aqui para direcionar o pessoal.

      Excluir
  80. Como fazer com a saida da coifa da cozinha na parte externa da casa? Usar um chapeu chines ou grade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma solução ideal para cada caso e não tenho muitas informações sobre o seu para ajudar. Mas, em breve o blog "Ôh de Casa!"estará em novo endereço e cheio de novidades, inclusive sobre coifas. Uma postagem com mais de 20 perguntas e respostas para deleita dos leitores, quem sabe uma delas resolva o seu problema? Abraço.

      Excluir
  81. Boa noite!
    Parabéns pelo blog! Estou com um problema semelhante ao do Leonardo de 7 de setembro, mas tenho outro agravante, estou em fase de colocação do gesso em minha casa e quero colocar uma coifa de ilha com função de exaustão pois meus ambientes são totalmente integrados e a distância que o duto terá que percorrer é de aproximadamente 6m até a área externa, tendo que fazer uma "curva" na viga em U com uns 60cm em cada "perna", pois senão meu pé direito ficaria impraticável com 2,4m. Posso fazer isso ou perco muita potência e a exaustão não funciona? Se puder, tenho que aumentar a potência de filtração do ar? Como faria esse cálculo? Ainda não comprei a coifa e se puder me indicar uma com um custo/benefício razoável, agradeço muito. Tenho minhas dúvidas se consigo achar em minha cidade um profissional experiente que saiba responder essas questões.
    Muito obrigada!!!

    Renata.
    Ah! Meu cooktop é de 5 bocas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, outros leitores tiverem a mesma dúvida que você. Seis metros é uma distância grande, que pode prejudicar a eficiência da coifa. O ideal é entrar em contato com o fabricante e apresentar o seu problema. As coifas diferem muito umas das outras quanto as informações técnicas e é humanamente impossível ter conhecimento sobre todas as marcas e modelos. Por isso, sugiro esse contato direto. Uma outra solução, já oferecida em outras respostas, é pesquisar coifa para restaurante, que não é tão bonita, mas é dimensionada para uma exigência de uso maior. Espero que ajude. Abraço

      Excluir
  82. Olá comprei uma coifa de parede ,mas so q não atentei pra um problema ,a chaminé da minha coifa não chega até o teto da minha cozinha.Oq fazer agora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, você precisa complementar seu duto com o que falta até chegar onde precisa. Empresas especializadas trabalham com isso, entre em contato com a assistência técnica da sua cidade, eles podem indicar alguém. Abraço

      Excluir
  83. PRECISO DE AJUDA PARA PROJETAR MINHA COZINHA, ALGUNS ELEMENTOS: COOCKTOP 5 BOCAS, GELADEIRA E MICROONDAS INOX, COLOCO BALCÃO? SOCORROOO! COZINHA 5m x 4,5m











    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, tudo bem? Cozinhas são mesmo o ambiente mais complexo quando se trata de projeto. Mas projetar é mais complicado do que se imagina. Uma lista de eletrodomésticos e uma medida geral da sua cozinha não é o suficiente para solucioná-la. Para um bom projeto é necessário conhecer as necessidades da família através de um bate papo e um questionário, conhecer o espaço e ter acesso a suas particularidades como pontos de energia, localização de portas e janelas, ventilação, iluminação natural e muitos outros itens. E claro que com tanta informação para orquestrar é preciso também de um certo tempo e suor para fazer pesquisas, definir conceitos e produzir desenhos. Não sei onde você mora, mas sugiro procurar uma ajuda profissional que esteja ao seu alcance, para que sua cozinha seja bem resolvida e você faça os investimentos da maneira correta. Um grande abraço.

      Excluir
  84. Olá! Mto legal o blog.. Parabéns!
    Gostaria de sua ajuda, se possível.. Como moro em apartamento, o duto da minha coifa não teria saída externa. Queria saber se posso deixar o duto entre o gesso e o teto... A minha intenção é pelo menos dissipar o calor provocado pelo fogão e não engordurar tanto os meu móveis, já que farei uma cozinha americana.
    Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna Campolina! Veja só, a saída do duto é algo necessário para que tudo o que a coifa sugar possa ter para onde ir. Se seu apartamento não oferece saída externa, manter tudo trancado entre gesso e forro é uma bomba relógio. Você estará guardando tudo o que a coifa suga dentro do forro da sua cozinha... Não é algo muito interessante, trará sérias consequências e muito desagradáveis. No seu caso a solução é trabalhar com a coifa em modo de exaustor, ou seja, não suga para lugar nenhum, apenas filtra e devolve para o ambiente. Abraço

      Excluir
  85. Bom dia, Rocéli! Tenho uma dúvida a respeito de coifas rsrsrs: A distância entre a coifa e o local onde ficará a saída do ducto de exaustão é de 5 metros. Neste caso é mais eficiente utilizar a coifa como depurador ou como exaustor? Vale a pena encarar o custo de instalação para uma distância tão grande? Desde já obrigada pela sua atenção! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise Pasianot, 5 metros é uma bela distância. Provavelmente fará diferença sim quanto a eficiência da exaustão, mas não tenho como quantificar o quanto você vai perder. Se você quiser pensar em investir em duto para vencer essa distância, aproveita pra avaliar se a coifa que você pretende comprar aguenta o tranco. O ideal é entrar em contato com fabricantes e questionar modelos e capacidades e só então comprar o aparelho. Do contrário, talvez o modo exaustor seja o mais viável. Abraço

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo seu recado! Você já é de casa... Volte sempre!!!