segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sala de estar - parte I

(imagem: artezanalnet.com.br)
(imagem: artezanalnet.com.br)
 Assim como a sala de jantar, um dia o estar foi de uso único e exclusivo. Local para receber apenas visitas onde criança nem entrava! Caracteristica a muito deixada para trás, demonstra o quanto a cultura e a maneira de viver está diretamente ligada ao espaço construído e a forma como este é contextualizado em seu lay out, cores, mobiliário, texturas. Podemos dizer que muitas vezes a decoração torna-se obsoleta não porque está fora de "moda", mas muitas vezes porque não atende mais as novas necessidades.
 Hoje, o estar é total integração: receber, conviver, se divertir, curtir em familia, entre amigos... avós, pais, netos, filhos... todas as idades. Então, já captou? O segredo é versatilidade, leveza, alegria e luz!

 A sala de estar ou living pode e deve acumular funções. Ouvir musica, assistir tv, jogar videogame, ler, descansar,conversar, acessar a net e o que mais a familia precisar.
 



 Ao distribuir o mobiliário é necessário não apenas levar em conta os itens já listados mas também outras pequenas, porém não menos importantes: as  necessidades do dia a dia como onde atender o telefone, guardar CDs e DVDs, livros e até um local para deixar chaves e correspondência.




A mesa, peça central de apoio em torno da qual as pessoas irão se reunir de forma aconchegante, distribue-se sofás, poltronas, cadeiras, pufes respeitando o perfil do usuário e disponibilidade de espaço.




O cuidado em solucionar a sala é sempre redobrado, afinal de contas a sala é o cartão de visitas da casa e você não quér fazer feio, certo?
Algumas diquinhas vão ajudá-la a não se sentir tão insegura.




Por exemplo, procure respeitar ao menos 50cm de distância entre o sofá e a mesa de centro. Assim, ninguém bate os joelhos ao sentar-se e a circulação fica tranquila. Além disso, é importante ter facilidade de acesso de quem está sentado, uma mesa muito distante pode não ser confortavél. Atenção também para a proporção de altura entre a mesa e o sofá. 




Hoje em dia é dificil encontrar sofás com as medidas de alguns anos atrás. Atualmente, a média de profundidade é de 1,00m/1,10m e não mais 0,80m. Isso dificulta um pouco solucionar pequenos espaços. Mas não desanime, as versões menores ainda existem e são fabricadas por empresas voltadas para esse tipo de necessidade. Já os fornecedores das peças maiores defendem a bandeira do conforto.




Ainda falando de sofás, podemos contabilizar algumas medidas padronizadas para a largura desta peça tão importante ao estar: 1,60 e 2,20 respectivcamente dois e três lugares. Lembre-se, estude bem o espaço disponivel e não caia na tentação de comprar a famosa dupla de sofás de dois e três lugares sem ter certeza de que caberão.




E para facilitar na hora de adaptar um modelo de sofá em ambiente compacto, preste atenção nos braços. Eles podem variar de 10cm a 30cm na largura e são centimetros valiosos!




Seguindo o conceito de multiuso da sala, cuidado também na hora de comprar o aparelho de TV. Algumas regras básicas são importantes para não errar no investimento. Na postagem sobre sala de tv/home theater falaremos com detalhes sobre o assunto. No proximo post muitas imagens inspiradoras de "estar" pra você se divertir ainda mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo seu recado! Você já é de casa... Volte sempre!!!