segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cozinha. Laminado Melamínico


Já conversamos sobre marcenaria e modulados, mas acho interessante falar também sobre o material que reveste os armários. Deixarei para falar sobre os materiais dos quais os armários são produzidos quando o assunto for dormitórios, ok?!
O laminado melamínico é o nome que se dá ao laminado decorativo de alta pressão. Indicado para revestir móveis, paredes e até pisos! Muito utilizado na cozinha e áreas molhadas, pois sua superfície é resistente a umidade (impermeável), produtos não abrasivos, manchas, suporta altas temperaturas (até 135ºC) e tem grande variedade de cores e estampas. Pode durar até 40 anos se bem instalado. De fácil manutenção: apenas pano úmido e detergente ou álcool. É inodoro, antialérgico, impede a proliferação de fungos e bactérias, além de retardar a combustão (material de baixa propagação de chama linear).

 (imagem: formica)

A maioria das pessoas, inclusive os profissionais da área, utiliza-se do nome da marca líder “Formica” para denominar este material. Poucas pessoas têm conhecimento de sua nomenclatura correta: laminado melamínico. Os produtos da marca “Formica” podem ser identificados por uma informação no verso da peça, como na imagem acima.


Para a utilização do laminado melamínico em paredes é necessário que a argamassa da alvenaria seja feita com areia lavada e cimento, pois a cal pode reagir com a cola (cola de contato). Também é mais seguro o uso do rodapé cerâmico para maior durabilidade do produto. Oferece bom resultado em paredes de gesso acartonado.

Já no piso é preciso ter o mesmo cuidado presente na utilização da madeira, ou seja, evitar áreas com umidade ascendente que prejudica a adesão do laminado no piso. Por apresentar-se em forma de placas, não oferece limitações como os pisos em formato de réguas. Além de ser resistente ao cupim devido a sua composição: resinas melamínicas e fenólicas, também não oferece ambiente favorável para a formação de fungos, ácaros e germes, portanto é asséptico e antialérgico.

Vendido em chapas que podem variar de dimensão, espessura e qualidade conforme o fabricante. As espessuras mais comuns são: 0,6mm, 0,8mm e 1mm. Para um bom resultado final não deve conter bolhas, arranhões e outros defeitos. A espessura de 1,3mm é ideal para revestir paredes.


Alguns cuidados são importantes:
- Não limpe com produtos abrasivos, para evitar o desgaste da camada melaminica;
- Não use o lado verde da esponja e muito menos palha de aço, para não riscar;
- Se houver exesso de gordura, retire com água morna e sabão neutro;

 (imagem: madeprint)
(imagem:madeprint)

Novidade. Alguns fabricantes estão especializando-se no laminado melaminico com papel decorativo impresso em alta resolução que pode ser utilizado em móveis, paredes, pisos, painéis, divisórias, bancadas, placas de sinalização, tampos de mesa, comunicação visual, portas, fachadas, etc. A imagem pode ser escolhida pelo cliente: fotos, cores, textos e imagens diversas. Dependendo do produto pode ser resistente à machas, água fervente e impactos. É uma super idéia para dar personalidade à sua cozinha!

15 comentários:

  1. Oieee.... estou fazendo curso de marcenaria e meu orçamento anda bem curto ultimamente, então estou procurando opções de baixo custo e que consigam abranger as exigências de um material específico para a cozinha. Eu posso utilizar este material para revestimento do balcão de pia, inclusive abaixo da minha cooktop??? help... beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Nani, obrigada por sua postagem! Olha só, o laminado melaminico é resistente, desde que suas extremidades estejam protegidas da humidade. Se bem entendi, você quér usa-lo na bancada da cozinha, no lugar do granito. Na área da cuba eu não recomendo, pois terá problemas de acabamento em relação a própria cuba, neste caso, sugiro o granito mesmo ou inox, depende do seu orçamento. Já na área do cooktop, se este espaço estiver isolado da área molhada (um desnível entre onde há aguá e onde estará o cooktop), sim é possível. Se ainda houver dúvidas, pode entrar em contato novamente, prometo que desta vez, respondo mais rápido...rsrs (o ritmo de trabalho às vezes me impede de manter o blog atualizado).
    Abraço
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  3. Ola, gostaria de uma sugestão pra minha cozinha, que tem toda a parede revestida de azulejo que não me agrada, então preciso de sugestões sobre como me livrar dos azulejos...quebrar e fazer reboco, revestir com gesso, revestir com porcelanatos, o que ficaria mais em conta?! menos pastilhas, por favor...obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Edi Ferraresi, tudo bem?
    Os azulejos podem ser pintados com tinta a base de epóxi mas, precisa ser bem feito para ter um resultado legal. Quebrar e rebocar, pode deixar a cozinha mais moderna, utilizando revestimento apenas nas áreas molhadas. Cobrir com gesso, vai te dar um resultado muito parecido com o de rebocar porém, não poderá revestir por cima por conta da espessura que poderá interferir no frontão da pia e outros pontos. Sempre oferece melhor acabamento retirar tudo e refazer. Quanto ao custo, depende do tamanho da sua cozinha. Ela e o banheiro são os mais dispendiosos. Monte uma planilha e pesquise... um porcelanato varia de 30 à mais de 500 reais o metro quadrado. Procure não assentar na diagonal, para evitar muitos recortes e mais gastos. Dê uma olhada na postagem "Cozinha e mais algumas diquinhas".
    Boa sorte!
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  5. Olá!!! Gostaria de fazer um rodapé mas bases da cozinha diferente, sem ser de pedra ou cerãmica...gostaria de dar um efeito futurista então pensei em utilizar o aço escovado e vi que o laminado possui na cartela esse material que imita certinho, quero saber se poderia estar revestindo as bases com este material, e se ele irá resistir as lavagens frequantes na cozinha?? se não, qual material poderia estar utilizando, a própria cgama de aço?? é muito mais caro do que a pedra? Obrigada! espero q possa me orientar

    ResponderExcluir
  6. Oi Rocéli, gostei muito deste seu espaço, nossa faz parecer que não é tudo tão caro e tão difícil de se fazer.
    Aqui na minha casa gosto de ir inventando, mudando de vez em quando sabe, tentando facilitar a nossa vida, então gostaria de saber sua opinião sobre revestir parte de uma parede com laminado melamínico, na verdade são partes de algumas paredes. A Rocéli e se você puder me orientar sobre onde comprar este produto.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?

    Meu apartamento não tem divisão entre a cozinha e a sala, não existe a parede, então eu teria que colocar o mesmo piso na cozinha e na sala, pensei no laminado, porém muita gente falou que não pode rs! O que vc me aconselha?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu Quintana,
    Conforme o próprio post diz, pode-se sim utilizar o laminado melaminico nas paredes e acho que o resultado é bem legal. Você pode adquiri-lo através de uma marcenaria, se ela já trabalhar com a instalação do produto em superfícies diferenciadas, ou comprar de uma loja especializada em produtos para marcenaria, nesse caso, é bom contratar uma boa mão de obra para instalá-lo.
    Boa sorte nas mudanças!
    Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  9. Oi Daniela,
    Laminado em área molhada (cozinha e banheiros) não é recomendado mesmo. Mas, você não precisa usar o mesmo piso. Pode fazer um desenho diferenciado e trabalhar com o laminado no restante do espaço. Na cozinha, cerca de 1,00m / 1,20m de distância da bancada, você usa porcelanato ou cerâmica formando um desenho com ondulação ou reto mesmo, depende do ambiente e do que você espera como resultado. Ou, usar um porcelanato com aparência de madeira em toda a área.
    Obrigada pela vista!
    Abraço
    Arq. Rocéli Rapini

    ResponderExcluir
  10. Olá, inicialmente preciso dizer que adorei de paixão seu blog porque é extremamente claro para curiosos, porém leigos. Estou recebendo um segundo apartamento e não quero cometer os erros e excesso de gastos que tive no primeiro (e com pouco resultado, diga-se de passagem), por isso gostaria de saber se posso instalar laminado melamínico no frontão da pia da cozinha americana, pois o rejunte das pastilhas, cerâmica ou porcelanato me desagradam por criar impurezas e gerar trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosely, tudo bem?
      Que bom que gostou do blog!!! Gostaria de ter mais tempo para cuidar dele, mas espero sempre poder ajudá-la!!! Um frontão prático pode ser bem alto e de granito, chegando inclusive até os armários superiores. Mas, se no seu caso isso nao é possível pois, você já tem um frontão baixo e quér completar o restante com algo que seja prático, o melaminico pode sim ser utilizado, mas é preciso ter alguns cuidados com a umidade, pois de qualquer maneira essa é uma vilã cruel para a grande maioria dos materiais! O topo não pode estar em contato direto com a água e algumas marcas são mais resistentes que outras, como a Fórmica, por exemplo. E claro, cuide para que o aplicador tenha experiência no assunto, a mão de obra é essencial para uma bom resultado!Grande abraço e espero tê-la ajudado!

      Excluir
  11. Oi,
    Adorei conhecer mais sobre o laminado.
    Só tenho mais uma dúvida: ele pode revestir a parede da cozinha, por cima do azulejo? Apenas com cola, ou tem mesmo que usar argamassa, quebrar o azulejo?
    Minha cozinha é de azulejo e já foi pintado com tinta epox. Não queria gastar muito mas queria um toque moderno, por isso pensei no laminado, mas não sei como se trabalha com ele, se vc puder me dar uma luz e algumas dicas de pouco gasto, fico agradecida.
    Att,
    Patricia.

    ResponderExcluir
  12. Olá Patricia, tudo bem?
    O Laminado melamínico é uma boa pedida para a parede da cozinha e é possível utilizá-lo para cobrir o azulejo. Não é necessário retirá-los mas, é preciso preparar a superfície com uma massa niveladora, respeitar seu tempo de cura (secagem) para só depois aplicar o laminado melamínico. No site da marca Fórmica, há um passo a passo super útil, mas é bom ter em mente que o ideal é que um aplicador experiente o faça, para garantir o acabamento e durabilidade. Dá uma olhadinha no link

    http://www.formica.com.br/produtos/pro_formiwall.htm

    e clique, no final da página, no seguinte item

    DETASHEET FORMIWALL (PDF)

    É o arquivo do "passo a Passo".
    Se precisar de mão de obra qualificada, ligue para o "0800" disponível no site.
    Espero tê-la ajudado!
    Foi um grande prazer recebê-la em "Nossa Casa"!
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá! Estou me mudando para um apartamento alugado e busco soluções que possam ser revertidas para recobrir as assombrosas cerâmicas que existem hoje em cozinha e banheiros. Para o piso vou de vinílico tipo encaixe, já que posso retirar e levar comigo quando for me mudar novamente, mas não faço idéia de como resolver as paredes... alguma luz? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa, para solucionar azulejos assombrosos você pode pintar com tinta própria, é a solução mais prática e economicamente viável, só não será a mais durável nas áreas constantemente em contato com a água, como o box, infelizmente descascam com o tempo... Outra opção é revestir com laminando melaminico, que pode ser uma boa na cozinha, bem instalado fica muito legal, o segredo é manter o topo dele isolado e bem colado, pois sua superfície aguenta bem a água. E uma outra ideia é usar revestimento sobre revestimento, algumas marcas já fabricam linhas para isso, com peças mais finas que o usual. Nenhuma das opções dá pra levar embora ao se mudar, mas soluções na parede são mais complicadas mesmo. Espero que alguma luzinha tenha surgido! Abraço e boa sorte na nova casa!

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo seu recado! Você já é de casa... Volte sempre!!!